Fechar
GP1

Política

MDB propõe acordo para Franzé assumir presidência da Alepi por 2 anos

Partido decidiu buscar um consenso após reunião liderada pelo presidente da Alepi, Themístocles Filho.

O MDB deu carta branca para o consenso entre os deputados Severo Eulálio e Franzé Silva (PT). O acerto previamente feito é para que Franzé assuma a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí no primeiro biênio e que nos dois anos subsequentes, a Casa fique sob o comando de Severo.

O acordo só deverá ser chancelado depois de uma reunião de Franzé Silva e Severo Eulálio com o governador eleito Rafael Fonteles nas próximas horas. Portanto, se o futuro governador der carta branca, o consenso será o desfecho do pleito interno.

Foto: Alef Leão/GP1Franzé Silva
Franzé Silva

A reunião do MDB que deu aval para o recuo de Severo ocorreu nesta quarta-feira e foi capitaneada pelo presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho, que deixará a Casa após ter sido eleito vice-governador ao lado de Rafael.

Votos

Antes do acerto, na contagem de alguns parlamentares Franzé já dispunha da maioria de votos e garantiria a vaga de presidente, caso o consenso não tivesse sido alcançado. O PT, partido de Franzé, elegeu a maior bancada de parlamentares, 12 no total, o que já lhe garantiria uma larga vantagem sobre o ex-adversário, Severo Eulálio.

Progressistas

Outra informação colhida pelo GP1 é que Franzé Silva já teria assegurado o apoio de pelo menos quatro deputados da bancada do Progressistas, que conta com sete cadeiras na Alepi.

Dessa forma, a Casa evitaria a disputa e entraria em consenso como recomendado por Themístocles Filho.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.