Fechar
GP1

Política

Fábio Novo defende MDB na presidência da Alepi no segundo biênio

O deputado petista afirmou que deseja um consenso entre os 30 parlamentares na eleição de fevereiro.

O deputado estadual Fábio Novo (PT) acenou para um entendimento na eleição que vai definir o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí e demais membros da Mesa Diretora da Casa em fevereiro do ano que vem. Ele explicou que uma tentativa de consenso foi sugerida pela bancada do Partido dos Trabalhadores no início das discussões, mas que não foi possível avançar nesse sentido, por conta da recusa dos parlamentares do MDB.

Depois da reunião, nessa terça-feira (20), do governador eleito Rafael Fonteles (PT-PI) com os deputados do MDB, dando-lhes garantia do segundo biênio no comando da Alepi, Fábio Novo reconheceu que os diálogos precisam ser intensificados para que até o final do mês de janeiro, seja possível construir o consenso entre os 30 parlamentares com assento na Casa.

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado estadual Fábio Novo
Deputado estadual Fábio Novo

“Eu, Fábio Novo, como líder do PT, sempre defendi que nós tivéssemos um entendimento de que os dois primeiros anos poderiam ser do PT e os dois últimos anos do MDB. Mas o MDB disse que queria os quatro anos. Defendo o PT [no comando por dois anos] porque elegemos 12 deputados, o MDB elegeu nove, além do deputado Evaldo que forma uma base de 22 deputados. O entendimento não se constrói agora, vai ter muita conversa até o final de janeiro”, projetou Novo à imprensa nesta quarta-feira (21).

Fábio Novo ainda elogiou o desempenho do deputado estadual Franzé Silva, candidato à presidência da Alepi, nas articulações em busca de votos para o pleito da Casa. De acordo com Novo, o colega de partido já conta com maioria larga de votos para se eleger ao cargo de presidente no próximo biênio.

“Ganha eleição quem tem mais votos. É preciso ter 16 votos para ganhar e o fato é que hoje o deputado Franzé viabilizou sua eleição, viabilizou dentro da bancada do PT. Serão doze votos [do PT] junto com membros da oposição. Significa dizer que o partido do governador hoje tem a garantia de uma eleição certa para o primeiro biênio”, assegurou o líder do PT na Alepi.

Candidatos

O PT conta com o nome do deputado Franzé Silva como candidato a presidência da Alepi. Do lado do MDB, o deputado Severo Eulálio foi escolhido pelo partido para assumir o comando da Casa no segundo biênio, portanto, 2025/2026.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.