Fechar
GP1

Política

Lula anuncia Wellington Dias para o Ministério do Desenvolvimento Social

O anúncio foi feito, na manhã desta quinta-feira (22). A pasta será a responsável pelo Bolsa Família.

O presidente eleito Lula (PT) anunciou, nesta quinta-feira (22), o senador eleito Wellington Dias (PT) para o Ministério do Desenvolvimento Social a partir de janeiro. A pasta será a responsável, entre outros programas, pelo Bolsa Família, atual Auxílio Brasil.

Desde a eleição de Lula, o nome do piauiense vinha sendo ventilado para um ministério, principalmente, por conta da expressiva votação que o Piauí deu a Lula nas eleições.

"Quero chamar quem ocupará o Ministério do Desenvolvimento Social, que é o ministério que vai cuidar da fome, que vai envolver o SUAS, quero convidar noss companheiro, nosso melhor índio, Wellington Dias", anunciou Lula.

"Tem duas coisas importantes no Piauí: foi o estado onde nós começamos o combate à fome, na cidade de Guaribas, e foi o estado que eu tive mais votos nas eleições agora, então, merecidamente", completou Lula.

Assumindo o ministério, Wellington Dias se licenciará do Senado Federal e em seu lugar assumirá a primeira suplente, Jussara Lima, esposa do deputado federal Júlio César (PSD).

Perfil

Wellington Dias foi quatro vezes governador do Piauí, além de senador, deputado federal, deputado estadual e vereador de Teresina. Em 2020, Dias assumiu a presidência do Consórcio Nordeste e se destacou na articulação para a compra de vacinas de forma independente do Governo Federal, bem como políticas públicas de desenvolvimento na saúde, social e econômico.

Em 2022, Wellington Dias foi coordenador nacional do Fórum dos Governadores do Brasil. Em março, deixou o cargo de governador para disputar o Senado Federal, o qual foi eleito, além de ter atuado como coordenador nacional da campanha de Lula para presidente da República.

Nomes já anunciados

Lula já havia anunciado os nomes de sete membros do seu futuro Governo: Fernando Haddad vai para o Ministério da Fazenda, o governador da Bahia, Rui Costa, será ministro-chefe da Casa Civil, José Múcio Monteiro assumirá o Ministério da Defesa, Flávio Dino, ex-governador do Maranhão e senador eleito, vai para o Ministério da Justiça, o embaixador Mauro Vieira comandará o Ministério das Relações Exteriores e Margareth Menezes para a Cultura.

Aloízio Mercadante foi anunciado para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.