Fechar
GP1

Política

UP oficializa candidatura de Leonardo Péricles para à Presidência

Na ocasião, foi oficializada como vice na chapa a dentista Samara Martins, moradora da capital potiguar.

A Unidade Popular oficializou a candidatura de Leonardo Péricles (MG) à Presidência da República na manhã deste domingo, 24, em convenção nacional realizada em Natal (RN). Na oportunidade, o candidato voltou a defender bandeiras como o combate ao racismo, a desmilitarização das polícias e a realização de uma "justiça de transição", que responsabilize os responsáveis pela ditadura pelos seus crimes.

Na ocasião, foi oficializada como vice na chapa a dentista mineira Samara Martins, moradora da capital potiguar há quase 10 anos.

Foto: Reprodução/InstagramUP oficializa o nome de Leonardo Péricles  e Samara Martins na disputa nas eleições presidenciais de 2022
UP oficializa o nome de Leonardo Péricles e Samara Martins na disputa nas eleições presidenciais de 2022

Ele é o único homem negro entre os pré-candidatos, Leonardo Péricles é também presidente nacional da sigla. Nas eleições municipais de 2020, a UP foi a legenda com o maior número proporcional de candidatos negros (70%), segundo o TSE.

Criado em dezembro de 2019, o UP se define como um partido de “esquerda revolucionária e popular”. Em 2020, Péricles, que nunca ocupou cargos públicos, concorreu como vice na chapa da deputada federal Áurea Carolina (PSOL) à prefeitura de Belo Horizonte, mas não foi eleito.

É a primeira eleição nacional em que o UP participa. Péricles, que é o presidente nacional do partido, é técnico em mecânica e morador de uma ocupação na periferia de Belo Horizonte e coordena o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB).

“A militância da Unidade Popular do país inteiro está reunida para poder discutir nossa chapa nas eleições! Com muita combatividade vamos seguir ocupando esse espaço!”, disse Péricles nas redes sociais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.