Fechar
GP1

Política

Veja os 7 ministros de Lula que foram a favor do impeachment de Dilma

Inclusive, nomes como o do vice-presidente Geraldo Alckmin e das minsitras Simone Tebet e Marina Silva.

Na Esplanada de Ministérios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dos 37 ministros que compõem seu time, sete votaram a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016.

Inclusive, nomes como o do vice-presidente da República e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSD), da ministra de Planejamento, Simone Tebet (MDB) e a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva (Rede Sustentabilidade).

Confira a lista completa dos ministros a favor do impeachment:

- Simone Tebet (MDB): Ministra do Planejamento;

- Geraldo Alckmin (PSD): Ministro da Indústria e Comércio;

- José Múcio (PTB): Ministro da Defesa;

- Marina Silva (Rede Sustentabilidade): Ministra do Meio Ambiente;

- Juscelino Filho (União Brasil): Ministro das Comunicações;

- Carlos Fávaro (PSD): Ministro de Agricultura e Pecuária;

- André de Paula (PSD): Ministro da Pesca.

Foto: Ricardo StuckertLula e Alckmin com todos os ministros no dia 1º de janeiro de 2023
Lula e Alckmin com todos os ministros no dia 1º de janeiro de 2023

Durante o ano de 2015, Geraldo Alckmin se mostrou contrário ao afastamento imediato de Dilma do cargo, mas avaliou como “correta” a articulação do PSDB, partido ao qual era filiado à época, para abrir a ação penal contra a ex-presidente pelas chamadas “pedaladas fiscais”.

Já em março de 2016, o ministro se juntou ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em pedido pelo impeachment de Dilma. Disse concordar em “gênero, número e grau” com o protocolo de deposição.

Impeachment de Dilma

Ultimamente, o presidente Lula tem falado sobre o processo legal e constitucional do impeachment de Dilma como “golpe”. Em seu discurso nessa Argentina na segunda-feira (23), o petista disse que “depois de um momento auspicioso no Brasil, quando governamos de 2003 a 2016, houve um golpe de Estado”. No Uruguai, nessa quarta-feira (25), chamou o ex-presidente Michel Temer de “golpista”. “Tudo que fiz de política social durante 13 anos de governo foi destruído em 7 anos. Três do golpista Michel Temer e 4 do governo Bolsonaro”, afirmou o petista.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.