Fechar
GP1

Política

Toninho da Caridade toma posse como presidente da APPM

“Sentimento de gratidão pelos colegas prefeitos que nos confiaram estar a frente da instituição", disse.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 10 Rafael Fonteles ao lado de Paulo César e Toninho de Caridade Rafael Fonteles ao lado de Paulo César e Toninho de Caridade
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 10 Rafael Fonteles, governador do Piauí Rafael Fonteles, governador do Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 10 Toninho de Caridade, novo presidente da APPM Toninho de Caridade, novo presidente da APPM
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 10 Ex-presidente da APPM, Paulo César Ex-presidente da APPM, Paulo César
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 10 Georgiano Neto, deputado estadual Georgiano Neto, deputado estadual
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 10 Rafael Fonteles ao lado de Paulo César e Toninho de Caridade Rafael Fonteles ao lado de Paulo César e Toninho de Caridade
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 10 Deputado federal Fábio Abreu Deputado federal Fábio Abreu
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 10 Toninho de Caridade toma posse na APPM Toninho de Caridade toma posse na APPM
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 10 Solenidade foi bastante prestigiada Solenidade foi bastante prestigiada
Marcelo Cardoso/GP1 10 / 10 Presidente da Alepi, Franzé Silva Presidente da Alepi, Franzé Silva

O prefeito do município de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade, tomou posse na tarde desta terça-feira (03), na presidência da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para o biênio 2023/2024. Toninho destacou o sentimento de gratidão devido ao apoio dos colegas prefeitos que lhe ajudaram a ser eleito para comandar a instituição.

“Sentimento de gratidão pelos colegas prefeitos que nos confiaram estar a frente da instituição para defende-los e o fortalecimento dos municípios e também encaro com muita humildade, mas com muita responsabilidade esse biênio que está a frente para desenvolver um trabalho”, disse Toninho em conversa com o GP1.

O prefeito de Caridade do Piauí antecipou que vai priorizar pautas como Pacto Federativo, além de buscar o reajuste de programas federais, bem como aproximar ainda mais a APPM do Governo do Estado.

“As prioridades agora são as pautas do Pacto Federativo, os reajustes dos programas federais, mas também as ações junto ao Governo do Estado para que a gente possa melhorar esse intercambio municípios, governo do estado e governo federal", comentou.

Governador alinhado com o municipalismo

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) também prestigiou a cerimônia de posse de Toninho da Caridade e elogiou o trabalho que o gestor vem imprimindo no município em que administra. O chefe do Palácio de Karnak ainda destacou odiálogo com o municipalismo piauiense.

“Eu conheço o Toninho da Caridade é um grande prefeito e querido pelos seus pares tanto que a votação dele foi muito expressiva. Vejo como um grande articulador, então, o diálogo será muito produtivo”, projetou Rafael.

O governador do Estado acenou para uma atuação articulada entre sua equipe de secretários e a APPM como via para que as políticas públicas cheguem a todos os municípios do Piauí.

“Queremos cada vez mais nos aproximar dos prefeitos e das prefeituras junto com nossa equipe de secretários para que essas políticas funcionem melhor. O cofinanciamento dos convênios que iremos celebrar para melhorar a educação básica, a atenção primária na saúde e a assistência social”, disse o governador.

Vaidades precisam ser esquecidas

O ex-presidente da APPM e prefeito da cidade de Francinópolis, Paulo César (Progressistas), pontuou a parceria que ele e Toninho sempre tiveram mesmo os dois estando em campos políticos distintos. Para ele, as vaidades precisam ser colocadas de lado para focar no que realmente interessa, no municipalismo.

“É o jogo democrático com eleição. É respeitar a regra do jogo ganha que tem mais votos. Ele ganhou agora e um ajuda o outro. Quando fui eleito ele me ajudou muito e agora ele na presidência também, pode esperar a minha contribuição. Aqui a pauta é o municipalismo, vaidade à parte. O que vale aqui é a defesa dos municípios, acima de tudo”, ponderou o ex-presidente da APPM.

Nasceu para ser municipalista

O deputado federal Júlio César, presidente do PSD, partido de Toninho da Caridade, destacou a competência do novo presidente da APPM. Ele garantiu que o correligionário vai desempenhar uma gestão de resultados por ser conhecedor das fontes de financiamento para os municípios.

“Sentimento de muita gratidão ao povo do Piauí representado por esses prefeitos que fazem a grandeza da gestão de resultado em cada município no Piauí. O Toninho é muito preparado, é um homem que nasceu para ser municipalista. Ele conhece a história, conhece as fontes financiadoras dos municípios brasileiros, mas acima de tudo, das necessidades de cada homem, de cada mulher em cada município que o Piauí tem e que ele vai representar como presidente da APPM”, elogiou o deputado federal.

Vitoria

O prefeito do município de Caridade do Piauí derrotou o então presidente da APPM, Paulo César, com 104 votos, contra 64. Ao todo, 196 prefeitos votaram para a escolha do novo presidente da entidade que representa as cidades do Piauí na Confederação Nacional de Municípios.

Foi candidato em 2021

O prefeito de Caridade do Piauí havia disputado a presidência da APPM em janeiro de 2021 para o biênio 2021-2022, e na ocasião. foi derrotado por Paulo César, por 102 votos a 90.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.