Fechar
GP1

Política

Comissão Mista de Orçamento vai ficar sob relatoria do PL

A comissão é responsável por controlar as diretrizes e destinações do orçamento federal.

A Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização (CMO), uma das mais importantes do Congresso Nacional, vai ficar sob a relatoria do Partido Liberal (PL), isso porque a sigla é a maior bancada do Congresso.

O presidente Lula ainda tentou, nas últimas semanas, emplacar no posto algum deputado da sigla União Brasil, partido mais afinado com o PT. No entanto, o petista perdeu a dispuita para o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por ser mista, a comissão é composta por deputados e senadores. O PL ainda não bateu o martelo sobre quem será o deputado relator do colegiado, mas o nome de Luiz Carlos Motta (SP) parece ser o consenso nos bastidores.

A comissão é responsável por controlar as diretrizes e destinações do orçamento federal, inclusive sobre as emendas parlamentares. Além de examinar e emitir parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo presidente do país.

Pelo colegiado parlamentar passa a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o plano plurianual, o orçamento federal e projetos de créditos extraordinários - destinados a despesas imprevisíveis e urgentes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.