Fechar
GP1

Política

ONU alerta para aumento da temperatura global nos próximos anos

Relatório aponta que há probabilidade de 66% de a média anual ultrapassar 1,5ºC.

A Organização Mundial Meteorológica (OMM) comunicou nesta quarta-feira (17) que as temperaturas globais devem bater níveis recordes nos próximos cinco anos por causa dos gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño. De acordo com um novo relatório divulgado pela agência da ONU, há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027.

Além disso, a previsão é que um dos próximos cinco anos seja o mais quente desde o início dos registros. O relatório da OMM é baseado em cálculos de 11 diferentes centros de ciência do clima em todo o mundo. “Provavelmente não será este ano. Talvez seja no próximo ano ou no ano seguinte”, informou o principal autor do relatório, Leon Hermanson, cientista climático do Met Office do Reino Unido.

No entanto, segundo o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, o relatório não significa que a humanidade estará permanentemente excedendo a marca de 1,5°C do Acordo de Paris, mas serve como um alerta de que este limite será rompido no futuro.

"A OMM está soando o alarme de que iremos ultrapassar temporariamente o nível de 1,5°C com frequência cada vez maior”, afirmou no relatório.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.