Fechar
GP1

Política

Rafael Fonteles lança programa para incentivar o turismo no Piauí

O lançamento ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, na sede do Palácio de Karnak.

Alef Leão/GP1 1 / 14 Solenidade no Palácio de Karnak Solenidade no Palácio de Karnak
Alef Leão/GP1 2 / 14 Solenidade na sede do Palácio de Karnak Solenidade na sede do Palácio de Karnak
Alef Leão/GP1 3 / 14 Sede do Palácio de Karnak Sede do Palácio de Karnak
Alef Leão/GP1 4 / 14 Secretário Pablo Santos Secretário Pablo Santos
Alef Leão/GP1 5 / 14 Secretário de Turismo, Pablo Santos Secretário de Turismo, Pablo Santos
Alef Leão/GP1 6 / 14 Rafael Fonteles no Estado Rafael Fonteles no Estado
Alef Leão/GP1 7 / 14 Rafael Fonteles lança programa voltado para o turismo Rafael Fonteles lança programa voltado para o turismo
Alef Leão/GP1 8 / 14 Rafael Fonteles lança programa Aqui Tem Turismo Rafael Fonteles lança programa Aqui Tem Turismo
Alef Leão/GP1 9 / 14 Rafael Fonteles e Pablo Santos Rafael Fonteles e Pablo Santos
Alef Leão/GP1 10 / 14 Rafael Fonteles e Pablo Santos Rafael Fonteles e Pablo Santos
Alef Leão/GP1 11 / 14 Pablo Santos Pablo Santos
Alef Leão/GP1 12 / 14 Marcelo Nolleto, Pablo Santos e Rafael Fonteles Marcelo Nolleto, Pablo Santos e Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 13 / 14 Governador Rafael Fonteles Governador Rafael Fonteles
Alef Leão/GP1 14 / 14 Governador do Estado, Rafael Fonteles Governador do Estado, Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles (PT), por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) lançou, nesta quinta-feira (01), o programa “Aqui Tem Turismo” que consiste em ações para desenvolver as potencialidades turísticas do Estado, como o Sistema Estadual de Turismo (Sietur), com a participação de 11 entidades governamentais, que surge com a finalidade de potencializar o investimento em projetos turísticos.

O governador destacou a satisfação em lançar um programa voltado para o fomento do turismo no Estado. “É a política como um todo para o Plano Estadual de Turismo e apresentando nosso planejamento para qualificação de todos os profissionais do setor turístico, bares, restaurantes, hotéis, guias turísticos, como também, o turismo criativo que vai despertar novas rotas turísticas baseado na economia criativa dos artesãos, dos pequenos agricultores para poder levar o turismo também para lugares que não são tão percebidos pelos turistas de forma geral. Com tudo que a gente apresentou aqui eu não tenho dúvida que a gente está preparando nosso grande navio do turismo para caminhar na direção certa, sem sobressaltos”, falou Fonteles.

O governador pontuou ainda que o Sietur, com investimento de R$ 6 milhões, funcionará na mesma modalidade do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). “São recursos públicos em que as empresas, ao invés de pagar ICMS diretamente para o Governo, vão financiar projetos aprovados pelo Conselho Estadual de Turismo”, afirmou Rafael.

De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Pablo Santos, a ideia é dar oportunidade ao pequeno produtor que está na ponta do processo. Ele explicou ainda que o projeto será implementado em cinco municípios, inicialmente. “O turismo criativo vai fomentar aquele pequeno que está na ponta. Hoje estamos mostrando o Projeto Turismo Criativo, com o piloto de cinco cidades no interior do Piauí. Com esse projeto, a gente vai facilitar o pequeno produtor, que produz o doce, suco, a castanha, o produtor do artesanato. Recentemente, um grupo de empresários veio de São Paulo visitar a Cooperativa de Mel na cidade de Simplício Mendes. Isso faz o turismo de experiência. A gente quer fomentar essas atividades do que temos no estado para trazer mais turismo”, relatou o secretário.

Pablo Santos também reforçou a importância do conjunto de ações que faz parte do plano de governo estadual. "É importante que a gente fomente os municípios para criar seus conselhos municipais para que possam participar de projetos importantes junto ao Ministério do Turismo. Então, hoje é um sentimento de grande vitória, principalmente, para a sociedade que sempre cobrou esse olhar especial para uma pasta que pode trazer divisas financeiras, trazer turistas para nosso Estado", afirmou o Pablo Santos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.