Fechar
GP1

Política

Deputados federais do Centrão assumem ministérios de Lula

Tanto André Fufuca, como Silvio Costa Filho, postaram seus agradecimentos à escolha do presidente Lula.

O Palácio do Planalto confirmou nesta quarta-feira (06) que os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumirão novos cargos no governo de Lula. O ditado "onde há fumaça, há fogo" tornou-se realidade pois, como foi adiantado anteriormente pelo GP1, Fufuca assumirá o comando do Ministério do Esporte, substituindo Ana Moser, que foi demitida do cargo. Enquanto isso, Costa Filho se tornará o ministro de Portos e Aeroportos, ocupando a vaga de Márcio França, que assumirá o novo Ministério da Micro e Pequena Empresa.

Ambos são deputados federais do Centrão e têm trabalhado na busca por espaço político no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos últimos meses. Inicialmente, Fufuca estava cotado para assumir o Ministério do Desenvolvimento Social, sob o comando do senador piauiense Wellington Dias (PT), mas devido à pressão dos aliados da base, o acordo foi desfeito.

Veja as mudanças na Esplanada abaixo:

- Ministério de Portos e Aeroportos: sai Márcio França (PSB), entra Silvio Costa Filho;

- Ministério das Micro e Pequenas Empresas: criado para abrigar França;

- Ministério da Indústria e Comércio: segue comandado pelo vice-presidente Geraldo - Alckmin (PSB), mas sem as áreas de micro e pequena empresa;

- Ministério do Esporte: sai Ana Moser (sem partido), entra André Fufuca em uma versão da pasta que deve ser turbinada.

Segundo nota divulgada pelo Planalto, a nomeação e a posse dos novos ministros serão realizadas no retorno da viagem de Lula à cúpula do G20, prevista para ocorrer entre os dias 7 e 10 de setembro.

Confira a íntegra a seguir:

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas".

Agradecimentos online

Tanto o deputado André Fufuca, como Silvio Costa Filho, consagrados como os mais novos ministros, depositaram seus agradecimentos à escolha do presidente da República em suas redes sociais. Ambos citaram o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), que foi crucial para negociação entre a oosição com o governo de Lula.

André Fufuca (Progressistas)

Sílvio Costa Filho (Republicanos)

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.