Fechar
GP1

Política

Antônio Rueda é eleito presidente nacional do União Brasil

Parlamentares expressam a esperança de que a nova liderança traga mais liberdade para a campanha.

O advogado Antônio Rueda foi eleito nesta quinta-feira (29) como o novo presidente nacional do União Brasil, um dos maiores partidos do Congresso Nacional. A eleição ocorreu em meio a um racha no partido, marcando o fim do mandato do deputado Luciano Bivar. A posse de Rueda está prevista para maio.

O União Brasil, que nasceu da junção do PSL e do DEM em 2021, atualmente comanda três ministérios no governo Lula: Turismo, Desenvolvimento Regional e Comunicações. Nos bastidores, parlamentares expressam a esperança de que a nova liderança traga mais liberdade para a campanha eleitoral deste ano.

Rueda é um nome próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de integrantes da sigla como ACM Neto. Sua eleição fortalece a posição de um grupo de insatisfeitos com a gestão de Bivar, que nos últimos anos se tornou um rival político de Rueda.

Bivar e Rueda, que já foram amigos próximos e dividiram o comando do partido, tiveram sua relação estremecida nos últimos dois anos. A insatisfação com a forma como Bivar conduzia o partido cresceu nos diretórios estaduais, levando muitos a se aliarem a Rueda.

A eleição de Rueda ocorreu após um embate entre esses grupos. No início da manhã, Bivar, ainda na condição de presidente do União, cancelou a convenção nacional do partido que iria formalizar Rueda na sucessão. Bivar havia ameaçado entrar na justiça com denúncias contra Rueda, mas não apresentou as provas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.