Fechar
GP1

Política

Lula nomeia amigo do senador Flávio Bolsonaro para vaga no TRF1

Além de Eduardo Martins, Lula nomeou também Flávio Jardim. As nomeações foram publicadas nessa sexta.

O presidente Lula nomeou os advogados Flávio Jardim e Eduardo Martins, como desembargadores do Tribunal Regional Federal 1ª Região (Distrito Federal e os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (08).

Contudo, o nome de Eduardo Martins chama a atenção porque, segundo o jornalista Lauro Jardim, ele é amigo do senador Flávio Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mas a escolha de Martins, é claro, não se deu pela relação com o adversário político de Lula, já que ele é filho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins e tinha o apoio do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Já Flávio Jardim, que é procurador do Distrito Federal, mestre em Direito Constitucional e sócio do escritório Sergio Bermudes, tinha como apoiadores os ministros Gilmar Mendes e Flávio Dino, do STF. Os dois estavam nas duas listas tríplices entregues ao presidente pela OAB.

O TRF-1, localizado em Brasília, abarca os conflitos federais de nove estados da federação e, por isso, é considerado o tribunal de segunda instância mais importante do Brasil, fazendo com que as disputas pelas vagas ganhem contornos diferentes do que ocorre nas outras cinco cortes.

O tribunal atrai interesse de políticos por tratar de assuntos que envolvem diretamente decisões tomadas pela administração pública. Foi o TRF-1, por exemplo, que decidiu suspender a investigação que a Polícia Federal abriu contra o delegado Bruno Calandrini, que pediu a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro e de outros suspeitos envolvidos em um suposto esquema de corrupção no MEC.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.