Fechar
GP1

Política

Disputa pela sucessão na presidência da Câmara dos Deputados aumenta

Com a aproximação do pleito, os partidos intensificam as discussões para suceder Arthur Lira.

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados, prevista para fevereiro de 2025, tem movimentado o cenário político. Com a aproximação do pleito, os partidos intensificam as discussões sobre possíveis candidatos para suceder o atual presidente, Arthur Lira (PP-AL).

O Partido Liberal (PL), que possui a maior bancada, considera lançar um candidato próprio. Altineu Côrtes, líder do PL na Câmara, afirmou que a decisão sobre a candidatura do partido será anunciada no segundo semestre. A declaração surge em meio a especulações sobre um possível apoio ao candidato de Lira, Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil.

No entanto, dentro do PL, há divergências sobre a candidatura própria. Alguns deputados ponderam a possibilidade de apoiar o candidato de Lira, dependendo da decisão do presidente da Câmara. Pedro Lupion (PP-PR), Doutor Luizinho (PP-RJ) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) são vistos como alternativas mais viáveis, em comparação a Nascimento e a Marcos Pereira (Republicanos-SP), outro cotado para a sucessão.

O MDB e o União Brasil também estão avaliando nomes para a presidência da Câmara. Isnaldo Bulhões (AL), líder emedebista, ressaltou que o partido não pretende abrir mão de ter sua própria candidatura. O MDB, que já apoiou a reeleição de Lira em 2023, busca manter sua influência na Câmara e considera estratégias para garantir uma posição de destaque na disputa pela presidência da Casa.

Com um cenário ainda fragmentado na Câmara dos Deputados, o União Brasil continua buscando apoio para fortalecer a candidatura de Elmar Nascimento. Antônio Britto (PSD-BA), Eunício Oliveira (MDB-CE) e até mesmo Aguinaldo Ribeiro são apontados como possíveis concorrentes na corrida pela presidência da Câmara. A definição dos candidatos e alianças deverá ocorrer ao longo do segundo semestre.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.