Fechar
GP1

Política

Lula viaja ao Chile em meio a tarifaço dos EUA sobre produtos brasileiros

Durante a reunião, Lula deve abordar a medida americana como uma interferência na economia brasileira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo (20) para Santiago, no Chile, para participar do encontro “Democracia Sempre”, que reunirá chefes de Estado da América Latina e da Espanha. A viagem ocorre poucos dias após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, o que intensificou a tensão comercial entre os dois países.

Durante a reunião, Lula deve abordar a medida americana como uma interferência na economia brasileira e apresentar possíveis estratégias de resposta conjunta com outros países da região. A expectativa é que os debates também incluam a tributação de grandes empresas de tecnologia, a regulação da inteligência artificial e mecanismos de governança digital.

Foto: Ricardo Stuckert/PRLuiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva

O governo brasileiro já discute a tributação das chamadas big techs desde 2023, mas o tema ganhou maior urgência após a imposição das tarifas norte-americanas. De acordo com integrantes do Planalto, Lula também pretende mencionar a carta enviada por Trump ao Brasil, que condicionou a suspensão das tarifas ao fim de processos judiciais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e empresas norte-americanas.

Além de Lula, participam do encontro os presidentes Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Yamandú Orsi (Uruguai) e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez. A presidente do México, Claudia Scheinbaum, foi convidada, mas não confirmou presença. A reunião presencial foi definida em fevereiro, após videoconferências entre os líderes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.