Fechar
GP1

Volta Redonda - Rio de Janeiro

Câmara Federal pode votar nesta terça PEC da prisão em 2ª instância

A proposta está sob relatoria da deputada federal Caroline de Toni (PSL), de Santa Catarina, que apresentou parecer favorável à PEC.

A Proposta de Emenda à Constituição nº 410/18, que prevê a prisão de réus condenados em segunda instância, deve ser votada nessa terça-feira (19) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados Federais. A Casa aguarda quórum para o início da votação.

Atualmente, a Constituição Federal considera culpado o réu que apresentar os recursos esgotados em todas as instâncias da Justiça. Conforme o texto, o réu condenado pelo tribunal de 2º grau já poderá ser preso.

A CCJ da Câmara esteve reunida na última semana em votação que se estendeu por mais de 12 horas com a presença de 40 deputados. A proposta está sob relatoria da deputada federal Caroline de Toni (PSL), de Santa Catarina, que apresentou parecer favorável à PEC.

Na última quinta-feira (07), o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a possibilidade de prisão em segunda instância após o parecer do ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, do presidente do STF, Dias Toffoli e do relator das ações, Marco Aurélio Mello. Os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Luiz Fux e Cármen Lúcia foram a favor de manter a prisão após segunda instância.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara se reúne na tarde dessa terça-feira (19), às 14 horas, no Plenário 1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.