Fechar
GP1

Vale Real - Rio Grande do Sul

Juíza cita fascismo e manda retirar outdoor com: 'Deus, pátria e família'

De acordo com a magistrada, a frase 'Deus, pátria, família e liberdade' configurou propaganda eleitoral.

Na cidade de Vale Real, a 90 km de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a juíza Marisa Gatelli, da 165ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, mandou retirar um outdoor com a frase: “Deus, pátria, família e liberdade”, alegando propaganda eleitoral pró-Bolsonaro.

“Ainda que o artefato em questão não faça pedido explícito de votos ou menção a Bolsonaro, resta incontroverso que contem o lema e as cores de sua campanha eleitoral, não passando de fora dissimulada de propagando política”, escreveu a magistrada em sua sustentação. De acordo com a revista Oeste, a decisão foi proferida na terça-feira (6).

Foto: ReproduçãoOutdoor instalada na cidade de Vale Real, no Rio Grande do Sul
Outdoor instalado na cidade de Vale Real, no Rio Grande do Sul

Em sua sustentação, a magistrada ressaltou ainda que a frase ‘está ligada ao facismo, discrepando, porém do regime democrático vigente no país”. Caso o outdoor não seja retirado no prazo estipulado pela decisão, pode incorrer em multa.

A sentença da juíza vai de encontro ao posicionamento do Ministério Público do Rio Grande do Sul, segundo o qual ‘não se pode afirmar que o artefato implantado tenha características de propaganda eleitoral’.

Para o MP “nos termos do art. 37-A da Lei n° 9.605/98, não configuram propaganda eleitoral antecipada, desde que não envolvam pedido explicito de voto, a menção à pretensa candidatura, a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e os seguintes atos, que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet”, finalizou o Ministério Público.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.