Fechar
GP1

Saúde

Temporão diz que dengue tipo 1 foi reintroduzida no RJ

Em outubro, em conjunto com o Governo do Estado e as prefeituras, o Ministério da Saúde planeja um levantamento sobre a infestação pelo mosquito Aedes aegypti no Rio.

A reintrodução da dengue tipo 1 no Rio de Janeiro é quase uma certeza, segundo afirmou hoje o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O vírus não circula na cidade desde o início da década de 1990 e cerca de 3,7 milhões de pessoas não têm qualquer imunidade. Em outubro, em conjunto com o Governo do Estado e as prefeituras, o Ministério da Saúde planeja um levantamento sobre a infestação pelo mosquito Aedes aegypti no Rio.

"É importante dizer que este vírus tem quatro sorotipos. Três deles circulam no Brasil, o tipo 4 ainda não foi registrado. Quando um sorotipo deixa de circular durante um período longo, as pessoas que nascem deixam de ter uma proteção natural, pois não tiveram contato com o vírus. Então, quando o vírus é reintroduzido, há uma população suscetível e isso pode causar casos mais graves em crianças e adolescentes e pessoas que tiveram doenças em surtos anteriores podem desenvolver a dengue hemorrágica", disse Temporão.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.