Fechar
GP1

Saúde

Prefeitura de Parnaíba reforça alerta para evitar epidemia de dengue no município

O vice-prefeito Florentino Neto relacionou várias medidas tomadas até agora, no combate à dengue em Parnaíba. São elas: Execução do Plano de Contingência no Combate ao Dengue

A Prefeitura de Parnaíba atualizou nesta quarta-feira, 06 de abril, os dados referentes à campanha para evitar que a dengue se torne epidêmica no município, como já acontece em um grande número de cidades do Piauí e do Brasil. “Atualmente possuímos em nosso sistema de informação o registro de 174 casos notificados, 21 confirmados, 10 descartados e 143 casos com exames em andamento”, informou o vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que mesmo viajando a serviço do município faz acompanhamento das ações contra a dengue. Ele explicou ainda que toda notificação é um caso suspeito de dengue e que motiva a mobilização de agentes de endemia para visita, busca e bloqueio de focos nos endereços suspeitos. Esta inspeção abrange os domicílios vizinhos num raio de 150 metros.

O vice-prefeito Florentino Neto relacionou várias medidas tomadas até agora, no combate à dengue em Parnaíba. São elas: Execução do Plano de Contingência no Combate ao Dengue; capacitação de médicos e enfermeiros de toda a rede assistencial, ministrado pela infectologista Maria das Dores Rocha, profissional de referencia estadual, que aconteceu nos dias 31 de março e 01 de abril; implantação do Protocolo de Atendimento aos Pacientes com Suspeitas de Dengue; compra emergencial de medicamentos e materiais para fortalecer o atendimento nos serviços de saúde; organização da rede de laboratórios; intensificação do sistema de notificação de casos suspeitos de dengue em toda rede de serviços de saúde; intensificação do combate ao vetor/focos (mosquitos e larvas); intensificação das atividades educativas e mobilização social; e intensificação da limpeza publica. “A gestão municipal está fazendo a sua parte de forma criteriosa, mas lembra que vencer a dengue é um compromisso de todos nós enquanto cidadãos”, argumentou Florentino Neto.

A gerência da Vigilância Epidemiológica de Parnaíba reforçou alerta à população pedindo que em caso de suspeita de dengue um serviço de saúde deve ser procurado imediatamente. E alertou: a dengue é um agravo sério e precisa de cuidados, inclusive, repouso e hidratação; é possível evitar esta doença se cada um fizer sua parte, cuidando do seu lixo, evitando depósitos com água parada. Enfim sendo vigilante também no combate aos focos do mosquito.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.