Fechar
GP1

Saúde

Detran realiza Semana Nacional de Trânsito do dia 18 a 25 de Setembro em Teresina

O evento é uma realização da Escola de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí e dos parceiros do Sistema Nacional de Trânsito

Não exceda a velocidade, preserve a vida! é o tema da Semana Nacional de Trânsito que será realizada, em Teresina, no período de 18 a 25 de setembro. O principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

O evento é uma realização da Escola de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e dos parceiros do Sistema Nacional de Trânsito (Strans, Sest/Senac, Seduc, Dnit, PRF, Ciptran, BPRE, Unimed, FMS, Sesapi, DNIT, Grupo Matizes, Coordenadoria Estadual da Juventude, Ministério Público do Piauí, AMO-PI, CFC).

Os detalhes finais da semana foram acertados na manhã desta quarta-feira (12), durante reunião na Escola Piauiense de Trânsito, que reuniu todos os parceiros do evento. O tema da semana faz parte da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 2010. A programação será destinada aos estudantes das redes públicas e privada de Teresina, que irão participar de atividades de educação no trânsito.

A abertura do evento está marcada para a próxima terça-feira (18), a partir das 7h30, na Praça do Liceu. Uma apresentação teatral com a Companhia Cajuína, que vai trazer atores representando a morte e como ela ronda quem bebe e dirige, vai marcar a abertura. “Nossa intenção é mostrar ao jovem que álcool e direção não combinam. Durante a abertura um ator fantasiado de morte vai carregar um cartaz com a frase: Se for dirigir e beber me chame que eu vou com você, em uma alusão do que pode acontecer quando se combina bebida e direção”, explica Gemma Galgani, coordenadora da Escola de Trânsito.

Durante a semana, a programação será disseminada por vários bairros da capital. No dia 20 (quinta-feira), as atividades irão ocorrer na Praça Cultural do bairro Dirceu, das 18h às 20h; no dia 22 (sábado), a programação será na Praça da Telemar, no Mocambinho, a partir das 8h. Já no dia 24 (segunda-feira), o foco serão os jovens do Parque Piauí, na Praça do CSU, a partir das 8h.

O encerramento da Semana ocorrerá no dia 25 (terça-feira), data na qual é celebrado o Dia Nacional do Trânsito, no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa.

Uma exposição de carros e motos envolvidos em sinistros será um dos destaques da Semana de Trânsito. “Uma cruz e diversos veículos que se envolveram em acidentes de trânsito serão colocados no trajeto da Avenida João XXII até a Avenida Frei Serafim para que as pessoas vejam o que pode acontecer com quem bebe e dirige", destaca Gemma Galgani.

Durante todo o período da semana serão intensificadas as atividades de fiscalização com uso do bafômetro.

Programação

Dia 18 (Terça-feira)
7h30 - Abertura da Semana Nacional de Trânsito. Local: Praça do Liceu

Dia 20 (Quinta-feira)
18h às 20h - Atividade educativa no Bairro Dirceu. Local: Praça Cultural

Dia 21 (Sexta-feira)
7h30 - Atividade educativa no Bairro Mocambinho. Local: Praça da Telemar

Dia 24 (Segunda-feira)
8h - Atividade educativa no Parque Piauí. Local: Praça do CSU

Dia 25 (Terça-feira)
7h às 9h - Comemoração do Dia do Trânsito. Local: Cruzamento das Avenidas Frei Serafim com Miguel Rosa


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.