Fechar
GP1

Saúde

Mais de 200 pessoas participam de Seminário sobre Segurança do Paciente em Teresina

A técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deu inicio aos trabalhos com a palestra sobre as estratégias para a redução de riscos e segurança do paciente.

O I Seminário Estadual sobre Segurança do Paciente: Reflexões e Desafios, realizado pela a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado – DIVISA iniciou com grande expectativa dos convidados presentes. Mais de 200 pessoas participam do evento, que tem como objetivo sensibilizar gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde, sobre a qualidade do cuidado e segurança do paciente durante a atenção integral do usuário. O seminário acontece no Diferencial Buffet.
Imagem: Márcio SalesMais de 200 pessoas participam de Seminário sobre Segurança do Paciente(Imagem:Márcio Sales)Mais de 200 pessoas participam de Seminário sobre Segurança do Paciente
A técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) deu inicio aos trabalhos com a palestra sobre as estratégias para a redução de riscos e segurança do paciente.

O diretor de organização hospitalar da SESAPI, Telmo Mesquita, que na ocasião representou o secretário Ernani Maia, destacou a importância das discussões sobre o tema. “É extremamente importante essa reflexão sobre a segurança do paciente, e é importante também que ela seja repassada para os municípios e para os hospitais. A SESAPI está sempre aberta para essas discussões e dando todo o apoio para que a segurança do paciente seja cada vez mais eficaz no nosso Estado”.

O Piauí está em fase de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em maio deste ano.
Imagem: Márcio SalesMais de 200 pessoas participam de Seminário sobre Segurança do Paciente(Imagem:Márcio Sales)Mais de 200 pessoas participam de Seminário sobre Segurança do Paciente
Uma das principais ações do Programa será a obrigatoriedade de que os estabelecimentos de saúde (hospitais, unidade básica de saúde, ambulatórios, entre outros) implantem um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). O NSP será uma referência dentro de cada instituição na promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas.
Imagem: Márcio SalesSeminário sobre Segurança do Paciente(Imagem:Márcio Sales)Seminário sobre Segurança do Paciente
Durante o Seminário será apresentado algumas experiências de hospitais que já implantaram o Núcleo de Segurança do Paciente no Estado, a exemplo do Hospital Getúlio Vargas, que implantou o NSP desde outubro de 2012.

De acordo com a coordenadora do NSP do HGV, Susane Castro, o hospital conseguiu se adequar a todos os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde. “Os pacientes usam pulseiras para sua identificação, melhoramos a comunicação efetiva, os medicamentos de alta vigilância (medicamentos de maior atenção pelos riscos que pode causar ao paciente) já são segregados, implantamos a cirurgia segura, os cuidados com a higienização das mãos, os protocolos de quedas e de úlcera por pressão, além dos trabalhos de gerenciamento de riscos, que tem sido uma prioridade dentro do hospital”.
Imagem: Márcio SalesSusane Castro(Imagem:Márcio Sales)Susane Castro
A programação do Seminário se estende no turno da tarde com as palestras e ainda um debate com os participantes.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.