Fechar
GP1

Saúde

Wellington Dias vai participar de mobilização contra a dengue

Durante as atividades, a Secretaria de Estado da Saúde receberá do Governo Federal quatro veículos do tipo minivan.

O Piauí mais uma vez se une contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Em Teresina, a grande mobilização do Dia D de combate à Dengue será realizada nesta sexta-feira (02) a partir das 7h, no bairro Poti Velho. O governador Wellington Dias, além do Governo Federal, representado pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Exército, Prefeitura e toda a sociedade vão estar unidos para reforçar os cuidados que todos devemos ter em nossas casas e no ambiente de trabalho e assim evitar a proliferação do mosquito.

Durante as atividades, a Secretaria de Estado da Saúde receberá do Governo Federal quatro veículos do tipo minivan, que serão usados para intensificar o trabalho de melhoria dos indicadores epidemiológicos.

Além da entrega dos veículos, serão expostos materiais feitos a partir de garrafas pets e pneus, numa amostra que os vasilhames podem ser reaproveitados e utilizáveis. Também estarão expostos móveis feitos a partir da reutilização de pneus e uma tenda com orientações de prevenção de criadouros, demonstração do ciclo biológico do mosquito e espaço criança, com colagens e pinturas acerca do tema.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

A vistoria de imóveis residenciais e comerciais também será outra atividade desenvolvida no Dia D, para sensibilizar e conscientizar à população como manter ambientes livres do criadouro do Aedes, e consequentemente, da dengue, zika e chikungunya.

Após atividades na Praça do Poty Velho, a ação será desenvolvida na Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral, no Mocambinho. Lá, serão entregues kits educativos, adquiridos pela Secretaria de Estado da Saúde para fortalecer as ações de controle do Aedes.

Para isso, foram adquiridos 20 mil kits educativos, composto por jogos, cartilha e quadrinhos com orientações aos alunos da rede pública no combate ao mosquito. De forma lúdica, cartilha e jogo de tabuleiro ensinam a identificar os possíveis locais aonde a fêmea pode depositar seus ovos, acompanhando ainda um CD interativo e um bloco para o check list de verificação dos focos. O material é destinado aos alunos do 1º ao 5º ano, de 7 aos 11 anos de idade, o que deve abranger em torno de 25 mil alunos da rede pública estadual e municipal.

Ainda na programação do Dia D, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas (FACIME), da Universidade Estadual do Piauí, realiza o Seminário de Formação em Vigilância em Saúde, com alunos e residentes multiprofissionais do curso de especialização em Saúde da Família e Comunidade.

DIA “D” NACIONAL DE COMBATE À DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

HORÁRIO: 7h às 9h30
LOCAL: Praça do Poti Velho

Órgãos envolvidos: Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Forças Armadas, profissionais de saúde, Conselho de Saúde Municipal e Estadual, lideranças comunitárias, entre outros.

Ações
1. Formatura da tropa do Exército
2. Exposições educativas: amostras de peças recicladas provenientes dos resíduos sólidos, laboratório móvel da dengue;
3. Exposição de fantasia do mosquito da dengue;
4. Sensibilização da comunidade: caminhada e entrega de panfletos educativos;
5. Stand com reciclagem de pneus: exposição de móveis feitos com pneus;
6. Participação dos militares
7. Minicurso: “Conheça e combata o Aedes aegypti”
8. Laboratório móvel com exposição do ciclo biológico do mosquito
9. Ministério da Saúde: entrega de quatro veículos minivan com capacidade para sete pessoas. Finalidade: melhoria dos indicadores epidemiológicos nas ações de controle as arboviroses – Gerência em Vigilância em Saúde/Secretaria de Estado da Saúde - Investimento: R$215.596,00
10. Visita aos estandes e nos imóveis no entorno da praça

Vistorias
1- Unidade Escolar Desembargador Heli Sobral
Endereço: Avenida Jornalista Josípio Lustosa, S/N – Norte
Bairro Mocambinho

Apresentação de peça teatral

Distribuição de kits educativos de combate ao dengue

2 – Unidade Básica de Saúde Bairro Poty Velho

Seminário de Formação em Vigilância em Saúde

Horário: 10h às 11h

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Médicas - Universidade Estadual do Piauí
Endereço: Olavo Bilac, 2335 – Centro
Público: alunos e residentes multiprofissionais em Saúde da Família e Comunidade
Ação: Café com prosa sobre importância do combate ao Aedes aegypti e ações executadas

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.