Fechar
GP1

Saúde

Novos profissionais do Mais Médico chegam ao Piauí nesta semana

A novidade será discutida nessa terça-feira (13), durante o Seminário de Atenção Básica com foco no Trabalho em Educação, que acontecerá no auditório da DATASUS.

Mais de 300 profissionais do Programa Mais Médico atuam em 144 municípios do Piauí. Entre novembro e dezembro deste ano, 130 deles encerraram as atividades no Estado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai recompor esses 130 profissionais. A novidade será discutida nessa terça-feira (13), durante o Seminário de Atenção Básica com foco no Trabalho em Educação, que acontecerá no auditório da DATASUS.

Setenta e cinco prefeitos eleitos e secretários de saúde deverão participar do evento. Esses gestores são dos municípios que estão em transição do Programa Mais Médicos e contará com a participação do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Rogério Abdalla.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governo homenageia médicos cubanos que atuaram no Piauí.Governo homenageia médicos cubanos que atuaram no Piauí

A vice-governadora Margarete Coelho e o secretário de Saúde, Francisco Costa, foram os responsáveis pela articulação da vinda de Rogério Abdalla ao Piauí. O objetivo do encontro é discutir a integralidade na organização dos serviços e práticas de saúde, com o foco no trabalho realizado pelo Programa Mais Médicos, o Seminário tratará também da realidade dos municípios antes e depois do programa.

Margarete Coelho já adiantou que continuidade do Programa Mais Médico está garantida e essa agenda é resultado do compromisso com o estado e municípios. "Queremos criar condições, para continuar a garantir um atendimento qualificado para aqueles que acessam cotidianamente o SUS [Sistema Único de Saúde] por meio do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)", afirmou.

  • Foto: André dos Santos/GP1Vice-governadora do Estado, Margarete Coelho.Vice-governadora do Estado, Margarete Coelho

O secretário de saúde, Francisco Costa, destacou avanços que foram alcançados na Atenção Básica. “A presença de profissionais do programa Mais Médicos em nosso estado é de fundamental importância para nossos serviços de saúde pública. Saímos de um índice de 0,8 consultas básicas por habitante para a marca de 1,2 consultas. Um avanço bastante significativo, muito embora o recomendado pelo Ministério da Saúde seja de 1,5. Isso não seria possível sem um programa como esse, que democratiza o acesso aos serviços básicos de saúde”, destacou. A previsão é que a chegada desses novos profissionais aconteça na sexta-feira (16).

  • Foto: Lucas Dias/GP1Francisco CostaFrancisco Costa

Cidades que serão beneficiadas com os novos profissionais:

Alagoinha do Piauí
Alegrete do Piauí
Anísio de Abreu
Antônio Almeida
Avelino Lopes
Barras
Barreiras do Piauí
Beneditinos
Betânia do Piauí
Bonfim do Piauí
Brasileira
Buriti dos Lopes
Caldeirão Grande do Piauí
Campo Largo do Piauí
Capitão de Campos
Caraúbas do Piauí
Cocal
Colônia do Gurguéia
Corrente
Cristalândia do Piauí
Curralinho
Dirceu Arcoverde
Dom Inocêncio
Eliseu Martins
Esperantina
Francinópolis
Gilbués
Guaribas
Jaicós
Jardim do Mulato
Jerumenha
João Costa
Joca Marques
Júlio Borges
Jurema
Luís Correia
Luzilândia
Madeiro
Marcolândia
Marcos Parente
Massapê do Piauí
Matias Olímpio
Miguel Alves
Milton Brandão
Monte Alegre do Piauí
Morro Cabeça no Tempo
Nazaré do Piauí
Nossa Senhora de Nazaré
Oeiras
Parnaguá
Parnaíba
Paulistana
Pedro II
Picos
Pimenteiras
Pio IX
Piripiri
Porto
Prata do Piauí
Regeneração
Riacho Frio
Ribeiro Gonçalves
Santa Filomena
Santa Rosa do Piauí
São Francisco de Assis do Piauí
São João da Varjota
São João do Arraial
São João do Piauí
São José do Divino
São José do Piauí
São Julião
São Miguel do Tapuio
São Raimundo Nonato
Sigefredo Pacheco
Simplício Mendes
União
Vila Nova do Piauí

Programa Mais Médico

O Programa Mais Médicos leva profissionais para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais procurando resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão. O Programa do Governo Federal está em atuação no Piauí há cerca de três anos. No Estado estão cerca de 349 profissionais, sendo que 256 deles são de origem cubana.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.