Fechar
GP1

Saúde

Piauí é o único estado brasileiro com ampliação do Mais Médicos

Novos 51 médicos devem chegar ao Estado ainda esta semana, para atuarem em 77 municípios.

O programa Mais Médicos está em fase de transição no Piauí, sendo este o único estado brasileiro em que o programa está sendo ampliado. Para discutir a sua extensão, manutenção e funcionamento, foi realizada hoje (13), com a participação de vários prefeitos, um Seminário de Atenção Básica com foco no Trabalho em Educação. O evento foi realizado no auditório do prédio da DATASUS - Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Autoridades presentes na solenidadeAutoridades presentes na solenidade

Representando o Ministério da Saúde, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Rogério Abdalla, afirmou que em vez de reduzir as vagas por conta da PEC dos gastos públicos, o programa será ampliado. “A realidade nossa hoje poderia ser atingida, mas o presidente Michel abraçou a causa, ele sabe da necessidade real do país, vai ter pequenas reduções em outros estados, mas o Piauí é o único que conseguiu estar conseguindo recompor o quadro, graças a vice-governadora Margarete, o senador Ciro Nogueira e a esposa, Iracema Portella”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Rogério AbdallaRogério Abdalla

Atualmente, o Piauí tem 343 profissionais atuando em 144 cidades, por meio do programa. Destes, 51 médicos cooperados (cubanos) devem chegar ainda esta semana, entre os dias 15 a 17 de dezembro, para atenderem em 77 municípios. Entre novembro e dezembro deste ano, 130 encerraram as atividades no Estado, pois completaram os três anos de contrato.

Para a vice-governadora, Margarete Coelho, os próprios municípios reivindicam a continuação do Mais Médicos. “O programa tem uma função muito relevante que é levar médicos para algumas populações que antes não tinham esse acesso básico da saúde. O programa foi bem sucedido e os municípios todos estão reivindicando a continuação. O desejo do Estado é recompor esses 130 médicos”, ressaltou. 

  • Foto: Lucas Dias/GP1Margarete CoelhoMargarete Coelho

Segundo o secretário estadual de saúde, Francisco Costa, a expectativa é que em janeiro novos médicos, inclusive brasileiros, sejam contratados. “A perspectiva é que em janeiro venha a próxima remersa, sendo que os outros serão por processo de seleção, aonde o Ministério da Saúde vai priorizar médicos brasileiros. Será aberto um edital para os brasileiros e somente se não preencher as vagas, vão complementar com cubanos”, afirmou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Francisco CostaFrancisco Costa

Existente desde 2013, o Programa Mais Médicos é uma ação do Governo Federal, com apoio de Estados e municípios, que promove a melhoria do atendimento aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), e leva mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais.

Cidades que serão beneficiadas com os novos profissionais:

Alagoinha do Piauí
Alegrete do Piauí
Anísio de Abreu
Antônio Almeida
Avelino Lopes
Barras
Barreiras do Piauí
Beneditinos
Betânia do Piauí
Bonfim do Piauí
Brasileira
Buriti dos Lopes
Caldeirão Grande do Piauí
Campo Largo do Piauí
Capitão de Campos
Caraúbas do Piauí
Cocal
Colônia do Gurguéia
Corrente
Cristalândia do Piauí
Curralinho
Dirceu Arcoverde
Dom Inocêncio
Eliseu Martins
Esperantina
Francinópolis
Gilbués
Guaribas
Jaicós
Jardim do Mulato
Jerumenha
João Costa
Joca Marques
Júlio Borges
Jurema
Luís Correia
Luzilândia
Madeiro
Marcolândia
Marcos Parente
Massapê do Piauí
Matias Olímpio
Miguel Alves
Milton Brandão
Monte Alegre do Piauí
Morro Cabeça no Tempo
Nazaré do Piauí
Nossa Senhora de Nazaré
Oeiras
Parnaguá
Parnaíba
Paulistana
Pedro II
Picos
Pimenteiras
Pio IX
Piripiri
Porto
Prata do Piauí
Regeneração
Riacho Frio
Ribeiro Gonçalves
Santa Filomena
Santa Rosa do Piauí
São Francisco de Assis do Piauí
São João da Varjota
São João do Arraial
São João do Piauí
São José do Divino
São José do Piauí
São Julião
São Miguel do Tapuio
São Raimundo Nonato
Sigefredo Pacheco
Simplício Mendes
União
Vila Nova do Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.