Fechar
GP1

Saúde

Ministério Público denuncia Lula por lavagem de dinheiro

Também foram denunciados o filho de Lula, Luiz Cláudio Lula da Silva, o lobista Mauro Marcondes e sua esposa, Cristina Mautoni.

Nesta sexta-feira (09), o Ministério Público Federal, em Brasília, denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa no âmbito da Operação Zelotes. Também foram denunciados o filho de Lula, Luiz Cláudio Lula da Silva, o lobista Mauro Marcondes e sua esposa, Cristina Mautoni.

O MPF informou que a denúncia foi apresentada, após as investigações encontrarem indícios de que houve envolvimento dos denunciados em negociações apontadas como irregulares e que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro. Também existem indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio de uma Medida Provisória.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Ex-presidente Lula Ex-presidente Lula

De acordo com o G1, o MPF também apontou que as irregularidades ocorreram entre 2013 e 2015, quando Lula já havia deixado a presidência da República. Segundo a denúncia, o ex-presidente integrou um esquema que tinha como objetivo beneficiar empresas automotivas, clientes da Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia LTDA (M&M).

As investigações apontaram ainda que Lula prometia interferir junto ao Governo Federal para beneficiar as empresas. Em troca, o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, donos da M&M, teriam repassado ao filho de Lula pouco mais de R$ 2,5 milhões.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.