Fechar
GP1

Saúde

Governo do Piauí lança edital da nova maternidade hoje

A previsão é que a maternidade esteja pronta em 2018.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) lança, nesta segunda-feira (09), o edital de licitação para a construção da Maternidade de Referência do Estado. Segundo o secretário Francisco Costa, o hospital irá absorver a demanda existente na Maternidade Dona Evangelina Rosa, e contará com uma estrutura bem maior.

“Na Evangelina Rosa são 20 leitos de UTI neonatal e a nova maternidade terá 30, são 20 para Cuidados Intermediários e estamos trazendo 45, o centro de parto normal atende até cinco mulheres e nesse novo espaço serão dez, ou seja, estamos dobrando a capacidade de atendimento e ampliando os cuidados intensivos”, afirmou o secretário.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Secretário de Saúde, Francisco Costa(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Secretário de Saúde, Francisco Costa
De acordo com informações da Sesapi, ainda terão 20 leitos Intermediários Canguru (espaço de acolhimento para mãe e bebê), sendo 105 leitos para tratamento intensivo, no total, e ainda uma Casa de Gestante, Bebê e Puérpera (estrutura para abrigar gestantes e puérperas de risco que precisam de observação constante e não podem voltar para casa).

A previsão é que a maternidade esteja pronta em 2018. “Queremos que até julho a licitação seja conclusa. O cronograma de execução é de dois anos”, complementa Francisco Costa. O orçamento estimado para a obra é de 80 milhões de reais, que será construindo onde atualmente funciona o Clube Tigrão, zona leste de Teresina.

Confira a estrutura da nova maternidade, segundo a Sesapi:

Unidade de Pronto Atendimento
Duas salas de admissão
Seis leitos de observação
Seis consultórios de admissão, sendo dois deles com estrutura para instalação de aparelho de ultrassonografia e cardiotocografia
Unidade/Serviço de Atenção à Mulher Vítima de Violência de Gênero
Unidade de Internação de Baixa e Alta Complexidade
Dois Centros de Parto Normal - 10 leitos de parto, pós-parto
Enfermarias de Alojamento conjunto (mãe e bebê): 90 leitos
Enfermarias de Gravidez de Alto Risco: 60 leitos
UTI Adulto: 20 leitos
UTI Neonatal: 30 leitos
Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO): 45 leitos
Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA): 20 leitos
Centro Cirúrgico Pediátrico/Neonatal: 04 salas
Centro Cirúrgico Obstétrico: 04 Salas
Centro Obstétrico: 06 Salas
Unidade de Medicina Fetal
Dotada de estrutura para ultrassonografia, cardiotocografia, estrutura cirúrgica básica para procedimentos de baixa complexidade


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.