Fechar
GP1

Saúde

FIEPI participa de Seminário alusivo ao Dia Mundial da Água

O Seminário foi uma iniciativa da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual no Piauí (Suest/PI).

“Água: bem comum, responsabilidade nossa”, esse foi tema do Seminário que aconteceu no auditório do DNIT, no último dia 22 de março, data que se comemora mundialmente o Dia da Água. No evento, órgãos e entidades, dentre elas, a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), no ato representada pelo vice-presidente Francisco de Sousa Neto.

O Seminário foi uma iniciativa da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual no Piauí (Suest/PI). O evento teve como objetivo mobilizar as instituições da sociedade civil para refletir e discutir sobre a relação homem-ambiente, focando em pontos como uso, conservação, destino e proteção da água, bem como o desenvolvimento de ações proativas de sustentabilidade e preservação dos nossos recursos hídricos.

  • Foto: Divulgação/AscomSeminário alusivo ao Dia Mundial da ÁguaSeminário alusivo ao Dia Mundial da Água

O vice-presidente da FIEPI compôs a mesa de abertura do seminário e também proferiu uma palestra cujo tema foi “Os Recursos Hídricos na realidade Brasileira, até quando”? Durante a palestra, Francisco Neto destacou as reservas mundiais, mostrando que de todo o volume conhecido, incluindo os mares, os oceanos, rios e aquíferos, o disponível de agua doce ao consumo é apenas 1 por cento, enquanto o Brasil individualmente detém 12 por cento destas reservas.

Neto explicou ainda que no Piauí, “temos o maior aquífero subterrâneo do nordeste e terceiro do Brasil. Portanto, se a nossa população se estabilizar em 10 bilhões de habitantes no ano de 2050, teremos água para mais 1600 anos”, afirmou.

  • Foto: Divulgação/AscomVice-presidente da FIEPI, Francisco de Sousa NetoVice-presidente da FIEPI, Francisco de Sousa Neto

Sobre a FIEPI, o vice-presidente disse que a instituição está atenta com relação à preservação do meio ambiente, a conservação, preservação e uso das águas. Segundo ele, a FIEPI promove ações permanentes, já que as indústrias são grandes consumidoras deste líquido precioso, mantendo comissões e participando de atividades com outros órgãos, no sentido de conscientizar as indústrias e a população sobre o uso racional e responsável das águas.

O presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, esteve presente no evento e destacou sobre os obstáculos enfrentados pelo país no que diz respeito à crise hídrica e desperdício de água. “A conscientização é importante e os gestores têm um papel fundamental nessa questão, mas é preciso que toda a sociedade abrace essa causa”, ressaltou.

  • Foto: Divulgação/AscomFIEPI participa de seminário no Dia Mundial da ÁguaFIEPI participa de seminário no Dia Mundial da Água

Além da FIEPI, a FUNASA no Piauí mobilizou para o evento as Universidades Federal e Estadual do Piauí (UFPI e UESPI), Cáritas do Brasil, Arquidiocese de Teresina - Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Secretaria Estadual de Saúde (SESAPI), Agespisa, e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.