Fechar
GP1

Saúde

Outubro Rosa: Palácio de Karnak ganha iluminação especial

A ideia é alertar as mulheres e a sociedade quanto ao caráter preventivo, bem como do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Como parte das ações do Outubro Rosa no Estado do Piauí, o Palácio de Karnak recebe iluminação especial na cor rosa durante todo este mês. A ideia é alertar as mulheres e a sociedade quanto ao caráter preventivo, bem como do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), explica que “a ideia é chamar a atenção para além da área dos profissionais de saúde. É chamar a atenção de toda a sociedade de outras politicas públicas como educação, assistência social, por exemplo, para que voltem a sua atenção para esse mês temático em relação a esse enfrentamento do câncer de mama”.

  • Foto: DivulgaçãoOutubro Rosa: Palácio de Karnak ganha iluminação especialOutubro Rosa: Palácio de Karnak ganha iluminação especial

A diretora explica que, nesta quinta-feira (3), a Sesapi iniciou o calendário de atividades relacionadas à mobilização do enfrentamento ao câncer de mama no estado por meio de palestra no pátio da secretaria com o mastologista Bento Pontes, falando sobre a preocupação e a forma mais adequada das mulheres fazerem o autoexame. “Estudos científicos comprovam que quanto mais precoce ocorrer o diagnóstico, mais cedo as intervenções, mais cedo as chances de cura em relação ao câncer. Por isso a necessidade de se trabalhar a prevenção”, explica.

A campanha

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e envolve gestores, população, empresas e entidades. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Símbolo do Câncer de Mama

A cor rosa se une ao mês pelo fato de o laço cor de rosa ser o símbolo oficial contra esse tipo de câncer que acomete, na sua grande maioria, mulheres.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.