Fechar
GP1

Saúde

Piauí registra únicos casos de febre do Nilo na história do país

A febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral causada pela transmissão do mosquito Culex.

O Piauí registrou os dois únicos casos de febre do Nilo Ocidental que ocorreram em toda a história do Brasil. Ambos os casos aconteceram no município de Picos, que fica situado a 300 km de Teresina.

Nessa quinta-feira (14), o Ministério da Saúde afirmou que o segundo caso ocorreu em 2017, quando uma jovem da zona rural sofreu um quadro de paralisia muscular flácida aguda. A paciente foi internada no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A jovem foi tratada e se recuperou por completo.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), por causa da situação, o Ministério da Saúde realizou a coleta de exames na época e só liberou no início de 2019, mostrando anticorpos contra vírus no sangue da paciente.

1º caso do Brasil e Piauí

Ainda de acordo com a Sesapi, o primeiro caso ocorreu em agosto de 2014, quando um agricultor identificado como Francisco Raimundo de Lima, natural de Aroeiras do Itaim teve encefalite e perdeu o movimento das pernas. Na época, os exames mostraram que aves e equídeos da localidade também tiveram contato com o vírus. No Piauí, foram cerca de 32 casos que definidos como “indeterminado”.

Doença

A febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral causada pela transmissão do mosquito Culex, que é o mosquito comum. É uma arbovirose, semelhante a dengue, zika e a chikungunya. Não existe tratamento disponível ainda para os casos leves e moderados, então o paciente fica em repouso e com reposição de líquidos. Em casos graves da doença, possui a necessidade de acompanhamento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sintomas

Os sintomas comuns da Febre do Nilo são: febre aguda, que pode ser acompanhada de mal-estar; distúrbio alimentar; náusea; vômito, dor nos olhos; dor de cabeça; dor muscular; manchas vermelhas na pele e nódulos atrás da orelha.

NOTÍCIA RELACIONADA

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de Febre do Nilo no Piauí

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.