Fechar
GP1

Saúde

No Piauí, 108 cidades podem ter surto de dengue, zika e chikungunya

Conforme os dados do Ministério da Saúde, 83 cidades estão em alerta e 25 estão em risco, devido a situação mais grave.

Um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (30), apontou que mais de 100 cidades do estado do Piauí correm o risco de sofrer um surto de três doenças relacionadas ao mosquito Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya.

Conforme os dados do levantamento, ao total são 108 municípios piauienses que podem sofrer um surto dessas doenças sendo que dessas, 83 cidades estão em alerta e 25 estão em risco, devido a situação mais grave. O estudo classifica ainda o risco do aumento de doenças que são causadas pelo mosquito.

Confira a lista de cidades

Teresina, Capital do estado, é uma das cidades que se encontra em alerta, outros municípios conhecidos como Bom Jesus, Floriano, Luís Correia, Oeiras, Parnaíba, Piripiri e São Raimundo Nonato, também se encontram na mesma situação.

O Ministério da Saúde apontou que as seguintes cidades em situação de risco: Alagoinha do Piauí, Alvorada do Gurgueia, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Campo Grande do Piauí, Cocal de Telha, Demerval Lobão, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Francisco Santos, Guadalupe, João Costa, Júlio Borges, Landri Sales, Marcolândia, Matias Olímpio, Miguel Alves, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Pajeú do Piauí, Pedro II, Pio IX, Regeneração, Santana do Piauí e Simões.

Sesapi

Ainda no mês de abril, a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), apontou o primeiro aumento de casos de dengue em 2019. Sendo que foram 879 casos registrados em mais de 60 municípios do Piauí.

Ano passado foram registrados 743 casos em 44 municípios, representando um aumento de 18,3%. Mesmo com o aumento de casos de dengue, a Secretaria de Saúde registrou uma redução nos casos da doença chikungunya em 32,6%. Ao todo foram registrados 147 casos em 19 municípios do Piauí. Já em 2018, foram 218 casos em 21 municípios.

Os municípios que apresentaram a maior incidência de dengue por 100 mil habitantes foram: Pavussu, Cristino Castro, Júlio Borges, Rio Grande do Piauí e Alvorada do Gurgueia.

Confira o boletim.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Saúde registra mais de 800 casos de dengue no Piauí

Ministério da Saúde aponta mais de 550 casos de dengue no Piauí

Estado do Piauí registra mais de 90 casos de dengue neste ano

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.