Fechar
GP1

Saúde

Cinco casos suspeitos de sarampo são monitorados no estado Piauí

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso e transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), está investigando cinco casos suspeitos de sarampo em pessoas com sintomas da doença que vieram de outros estados para o Piauí. Os casos estão sob monitoramento.

No país, os casos de sarampo já foram notificados nos estados de São Paulo, Santa Catarina e na região Norte, como Amazonas, Pará e Roraima. Além da Sesapi, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) também realiza o monitoramento da doença nos casos suspeitos.

  • Foto: Cristine Rochol/PMPAVacina contra SarampoVacina contra Sarampo

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso e transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.