Fechar
GP1

Saúde

Gessivaldo Isaías quer vacinação em domicílio para idosos no Piauí

Isso seria apenas para o idoso que consiga comprovar que está impossibilitado de se deslocar ao local de vacinação.

Tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei que quer criar o Programa de Vacinação para Idoso Restrito ao Domicílio. A proposta é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos).

A proposta está tramitando nas comissões da Assembleia Legislativa e se aprovada segue para votação no plenário, onde terá que ser votada pelos deputados estaduais. Caso aprovada, será encaminhada ao governador Wellington Dias (PT) que decidirá se vai sancionar.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Gessivaldo IsaíasGessivaldo Isaías

Se aprovado, o programa estabelece que o idoso, um familiar ou outra pessoa responsável, deve solicitar a aplicação de vacinas no próprio domicílio. Esse pedido deverá ser realizado na unidade de saúde na região onde o idoso reside.

Isso seria apenas para o idoso que consiga comprovar que está impossibilitado de se deslocar ao local de vacinação. “A proteção do idoso ganhou status constitucional, e atualmente seus direitos estão regulamentados no Estatuto do Idoso, sendo que a garantia de um envelhecimento digno deve ser assegurada, de forma solidária, pela família, sociedade e Estado”, destacou o parlamentar em sua justificativa.

As vacinas a serem aplicadas pelo programa são contra a: gripe, pneumonia, difteria, tétano, as que são consideradas obrigatórias e as doses de reforço.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.