Fechar
GP1

Saúde

Covid-19: bancários reivindicam fechamento de agências no Brasil

Dentre as demandas encaminhadas a Fenaban estão o fechamento de agências bancárias, suspensão das metas, redução da jornada de trabalho, antecipação dos vales alimentação e suspensão de demis

Integrantes do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBFPI) se reuniram por meio de videoconferência com o Comando Nacional e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na segunda-feira (23) para discutir o funcionamento dos bancos durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Dentre as demandas encaminhadas pelo Comando Nacional para a Fenaban estão o fechamento de agências bancárias, suspensão das metas, redução da jornada de trabalho, antecipação dos vales alimentação e suspensão de demissões. As medidas, segundo os bancários, são para preservar a saúde dos funcionários e das pessoas que precisam dos serviços bancários.

Nesta terça-feira (24) haverá uma nova reunião com diretores dos bancos para discutir as propostas. De acordo com a Fenaban, cerca de 20 mil bancários estão em home office por causa da pandemia.

Confira a lista de pedidos dos bancários:

1. Fechamento das agências bancárias e demais unidades;

2. Suspensão das metas;

3. Manter atendimento não presencial das atividades consideradas essenciais pelo decreto 10.282/2020; Que estabelece em seu artigo 3º§ 1º inciso XX que são atividades essenciais no setor financeiro: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras”.

4. Agendamento para casos de atendimento presencial em caso de extrema necessidade;

5. Redução da jornada para os que tiverem que ir ao local de trabalho;

6. Garantia de deslocamento seguro para os que tiverem que fazer o atendimento não presencial de alimentação e processamento do auto atendimento;

7. Suspensão das demissões;

8. Home office para todos os bancários e bancárias, com exceção de quem terá que ir às agências para dar suporte ao funcionamento dos caixas eletrônicos. Devendo haver escala de revezamento. Não podendo ser incluído no mesmo os funcionários que estão nos grupos de risco; que não tem com quem deixar os filhos menores e àqueles que co-habitem com pessoa enquadradas no grupo de risco, ex. dos pais idosos;

9. Garantia da ultratividade dos Acordos e Convenções Coletivas até 31/01/2021;

10. A MP 927 será adotada sem negociação coletiva com o Comando;

11. Suspensão dos descomissionamentos;

12. Antecipação do vale alimentação;

13. Que os bancos façam campanha na mídia orientando os clientes sobre o uso dos meios digitais; caixas eletrônicos e os riscos da contaminação do coronavírus;

14. Disponibilizar máscara, luvas e álcoolgel para os que irão realizar essas atividades essenciais;

15. Suspensão dos vencimentos dos boletos por sessenta dias;

16. Isenção de tarifas (clientes com renda até dois salários mínimos) de três transferências eletrônicas mês (TED e DOC) para diminuir a contaminação pel uso de cédulas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rápida aceleração de casos da covid-19 no Brasil preocupa EUA

Covid-19: veja 10 Medidas Emergenciais determinadas pela Previdência

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.