Fechar
GP1

Saúde

HGV retoma realização de transplantes de córnea

Devido à pandemia, a realização dos transplantes de córnea tinha sido suspensa.

A aposentada Francisca Ferreira da Silva, 80 anos, foi submetida a um transplante de córnea no Hospital Getúlio Vargas (HGV), nessa quinta-feira (3). Ela foi a primeira paciente a receber a córnea após a retomada das cirurgias eletivas, que estavam suspensas devido à pandemia.

Residente no bairro Piçarreira, em Teresina, dona Francisca está feliz e com esperança de recuperar a visão. Ela relata que não enxergava mais, somente vultos, pois já tinha perdido o olho direito e estava dependendo da ajuda de familiares para realizar as atividades diárias.

A oftalmologista Namir Clementino, coordenadora da equipe de transplante de Córnea do HGV, conta que tudo transcorreu bem na operação. “Foi realizado o transplante com sucesso na dona Francisca Ferreira da Silva, no olho esquerdo. A paciente foi liberada no mesmo dia para sua residência com a devida prescrição dos medicamentos. Agora, faremos o acompanhamento ambulatorial regularmente”, explica a médica.

O diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes, explica que, devido à pandemia, a realização dos transplantes de córnea tinha sido suspensa, mas as cirurgias estão sendo retomadas. “Nós tivemos um prejuízo muito grande com a pandemia. Agora que a situação melhorou um pouco, nós estamos retomando esse serviço, pois nossa equipe de captação está a todo vapor. Isso significa esperança para essas pessoas e uma nova qualidade de vida. É necessário que mudemos a filosofia e passemos a doar mais órgãos porque doando você está dando esperança para que outras pessoas tenham suas funções restabelecidas”, destaca o gestor.

O presidente da Fepiserh, órgão que administra o HGV, Ítalo Rodrigues, destaca o papel do hospital na realização de transplantes. “Estamos muito felizes por retomar as cirurgias eletivas e, sobretudo, por realizar cirurgias de transplantes. É um serviço importante, que tem um impacto muito positivo na vida das pessoas”, destaca.

O transplante somente foi possível devido a uma ação conjunta da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos(OPO), Banco de Tecidos Oculares (BTOC) e centro cirúrgico.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.