Fechar
GP1

Saúde

É possível emagrecer sem deixar de lado o pão francês pela manhã?

Gustavo Feil, médico nutrologista com foco em longevidade, responde o questionamento.

Muita gente pergunta isso. Até porque existe uma recorrência de comer todo dia um pão na chapa, que traz um aconchego por ser uma fonte de carboidrato. Mas a resposta é sim. Não tem como, aliás, a gente dizer que não, porque não é ele que engorda. Mas sim os hábitos ao longo de todo o dia.

O problema é que hoje a gente vive numa sociedade muito imediatista. Então queremos tudo para ontem. Ninguém consegue esperar o resultado seguindo um tratamento de acordo e saudável. E isso implica que muitas pessoas acabam fazendo uma alimentação restrita ou restritiva para atingir um certo objetivo a curto prazo, sem pensar nas consequências.

Foto: Lucas Dias/GP1Pão francês
Pão francês

E a dieta pode até dar o resultado esperado, mas tudo isso gera ansiedade, compulsão alimentar. Então o hábito de vida que não é somente na alimentação, importante dizer, é sobre pensar em longevidade e não “dar uma emagrecida” para um evento, por exemplo.

A diferença de fazer uma dieta restritiva está na consciência. Quando a gente come coisas saudáveis diariamente, é óbvio que eu vou poder ir a uma pizzaria, eventualmente, comer um hambúrguer. Mas isso não deve ser uma recorrência.

Temos de aprender a desembrulhar menos e descascar mais. Praticar exercício físico diário – recomendo 45 minutos de caminhada por dia –, meditação diária e evitar drogas, açúcares e bebidas alcoólicas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.