Fechar
GP1

Saúde

Ministério da Saúde já considera Varíola dos Macacos como surto

Novas informações sobre o contágio no Brasil foram divulgadas e já são 1.066 casos confirmados.

Em uma nota informativa divulgada na quinta-feira, (28), pelo Ministério da Saúde, a Varíola dos Macacos já está sendo tratada como um surto no Brasil. No texto foi anunciado a criação de um centro de operações que vai acompanhar o desenvolvimento da doença no país.

O surto é considerado o primeiro estágio dentro da escala de contaminação, que logo em seguida vem a epidemia, endemia e pandemia, tal como ocorreu com a Covid-19.

De acordo com o boletim divulgado pela instituição de saúde, o Brasil soma o total de 1.066 casos confirmados da Varíola dos Macacos.

Para haver um acompanhamento maior, o governo federal está conversando com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) a compra de 50 mil doses de vacina contra o vírus, podendo receber o primeiro lote antes do fim deste ano.

No entanto, ontem (28) durante uma coletiva o subdiretor interino da organização no Brasil, Marcos Espinhal, afirmou que há uma limitação no fornecimento em 2022, já que pelo menos 10 países já fizeram o requerimento dos imunizantes.

“Você tem que estabelecer certos parâmetros, os riscos e tudo isso. É uma vacina com evidência limitada de eficácia e efetividade. Então, você tem que ter atenção. Os ministros receberam as informações pertinentes e concordaram em analisar de acordo com seus contextos e dar um retorno para a OPAS”, complementou o subdiretor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.