Fechar
GP1

Saúde

Ministério da Saúde anuncia que ofertará vacina da dengue no SUS

Brasil se torna o primeiro país a oferecer acesso público a essa vacina em sistema de saúde universal.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21) a incorporação da vacina contra a dengue, Qdenga, ao Sistema Único de Saúde (SUS). A vacinação com o novo imunizante está prevista para começar em fevereiro de 2024.

Com essa medida, o Brasil vai se tornar o primeiro país a oferecer acesso público a essa vacina através de um sistema de saúde universal. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, confirmou a notícia em um post escrito no X (antigo Twitter).

“Incorporamos a vacina da dengue ao SUS. O Brasil será o primeiro país com sistema universal como o nosso a dar acesso público a ela. Entretanto, as doses oferecidas pelo fabricante são poucas para o tamanho da população. Teremos que priorizar áreas e grupos mais vulneráveis”, escreveu a ministra.

A vacina Qdenga foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano. Segundo a Anvisa, a vacina é indicada para pessoas entre 4 e 60 anos de idade. Ela é administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações.

A Qdenga é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, o que a torna uma ferramenta abrangente na prevenção da doença. Além disso, a vacina pode ser aplicada em pessoas que já tiveram dengue, ampliando ainda mais o alcance de sua proteção.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.