Fechar
GP1

Saúde

Lacen do Piauí vai realizar exames para detectar varíola dos macacos

Com o laboratório local realizando os exames, o diagnóstico molecular sairá em menos de cinco dias.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI), a partir desta quinta-feira (23), começa a realizar testes para o diagnóstico da varíola dos macacos. Anteriormente, os exames eram encaminhados para o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA) e tinham uma demora de, em média, 20 dias.

Com o laboratório local realizando os exames, o diagnóstico molecular sairá em menos de cinco dias. O exame é do tipo PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da doença. O procedimento é feito a partir de amostras das lesões. Se elas ainda tiverem líquido no interior é feita a coleta. Em caso de feridas já secas é realizada a raspagem.

O Lacen já tinha o equipamento chamado de Termociclador de PCR em tempo real, mas precisava dos kits específicos para o diagnóstico da doença. O Kit Molecular Monkeypox (MPXV) foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Ministério da Saúde enviou 400 kits ao Piauí que rendem um total de 96 amostras cada um.

Situação da varíola dos macacos no Piauí

Até o momento, o Piauí possui 39 casos confirmados da doença, sendo 95% registrados em homens. A doença zoonótica viral é causada pelo vírus Monkeypox. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal silvestre ou humano infectado com o vírus e a manifestação ocorre por meio de lesões na pele, tipo papulovesiculares e crostas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.