Fechar
GP1

Saúde

Governo Lula compra insulina de laboratório da China sem registro na Anvisa

Ministério da Saúde fez aquisição emergencial sob o argumento de estoques baixos.

O Governo Lula, através do Ministério da Saúde, sob a liderança de Nísia Trindade, está enfrentando problemas no abastecimento de insulina nos estados, deixando os pacientes sem o medicamento necessário.

No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Saúde admitiu a situação e está redistribuindo os estoques entre as cidades mais necessitadas.

Segundo o ministério, a responsabilidade pela compra e distribuição da insulina é sua. Reportagens do jornal O Globo indicam que a situação se repete no Ceará, Acre e Goiás. Em Anápolis, os pacientes não encontram insulina desde fevereiro.

O estoque também é limitado em São Paulo e Rondônia, com insulina de ação rápida suficiente apenas para 45 e 60 dias, respectivamente.

Compra emergencial de laboratório chinês

Nas últimas licitações abertas pelo Ministério da Saúde, a pasta não conseguiu adquirir o medicamento de empresas registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em comunicado divulgado no início de abril, o ministério admitiu que o estoque de insulina rápida se esgotaria a partir de maio.

A "solução" encontrada pelo governo foi abrir uma compra emergencial. Em 20 de abril, o ministério fechou um acordo para adquirir 1,3 milhão de tubetes de insulina da empresa chinesa Globalx Technology Limited.

No entanto, o laboratório não possui registro na Anvisa. A compra é contestada pela Sociedade Brasileira de Diabetes, que questiona a qualidade da insulina adquirida.

Alerta do Tribunal de Contas No final de março, o Tribunal de Contas da União (TCU) alertou o ministério sobre o risco de escassez de insulina para o tratamento do diabetes nos estados.

O TCU abriu uma fiscalização a pedido do Congresso Nacional para investigar possíveis "irregularidades nas compras, entregas e armazenamento dos medicamentos utilizados no tratamento de diabetes".

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.