Fechar
GP1

Saúde

OMS alerta que adoçantes sem açúcar não ajudam no controle de peso

Evidências apontam que este tipo de adoçante não traz benefícios a longo prazo em alguns casos.

De acordo com comunicado lançado nesta segunda-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta sobre a nova diretriz do uso de adoçantes sem açúcar. A OMS pediu para que eles não sejam usados para controlar o peso.

Evidências identificadas pela OMS apontam que os adoçantes não trazem benefícios a longo prazo quando o assunto é redução da gordura corporal, seja em adultos ou em crianças. No entanto, a recomendação não vale para pessoas com quadro de diabetes pré-existente.

De acordo com a organização, o uso prolongado pode provocar sérios efeitos, como um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, podendo aumentar a mortalidade entre os adultos.

Confira os adoçantes sem açúcar mais comuns citados pela OMS são:

- Acesulfame de Potássio;
- Aspartame;
- Advantame;
- Ciclamatos;
- Neotame;
- Sacarina;
- Sucralose;
- Estévia e derivados de Estévia.

A recomendação da OMS não se aplica a açúcar de baixa caloria e álcool de açúcar, os chamados Polióis, como eritritol e xilitol, por exemplo. A organização sugere que as pessoas passem a consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas ou alimentos sem açúcar.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.