Fechar
GP1

Saúde

USP desenvolve estudo revolucionário no combate ao câncer

Tratamento é feito em conjunto com o Instituto Butantan e necessita de testes para aprovação da Anvisa.

Uma técnica considerada revolucionária para o combate ao câncer foi adotada pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto Butantan e o Hemocentro de Ribeirão Preto. O protocolo foi feito em 14 pacientes até o momento, que tiveram remissão de pelo menos 60% dos tumores.

Segundo o site Metrópoles, o tratamento é denominado de CAR-T Cell e possui verbas da Fapesp e do CNPq, com apoio do Sistema Único de Saúde, local onde os pacientes são destinados à recuperação. Espera-se que 75 pacientes sejam tratados com o método utilizando verbas públicas, necessitando ainda de autorização da Anvisa. Um dos pacientes, Paulo Pellegrino, que luta contra o câncer há 13 anos, fez o tratamento e teve a remissão completa em apenas um mês.

Foto: Reprodução/ Acervo pessoalImagens mostram antes e depois da doença em paciente com câncer
Imagens mostram antes e depois da doença em paciente com câncer

A técnica combate três tipos de cânceres e atualmente só está disponível na rede privada de hospitais, custando R$ 2 milhões por pessoa, sem contar os gastos com internação. O tratamento começou a ser feito no Brasil em 2019 e é o único país da América Latina a possuir o método.

O estudo clínico atualmente foi apresentado ao Ministério da Saúde, para obter financiamentos com o intuito de realizar o tratamento em 75 pacientes e obter o registro do produto na Anvisa.

O Instituto Butantan tem boas expectativas de apoio e financiamento e a previsão é que as pesquisas aconteçam em agosto de 2023.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.