Fechar
GP1

Saúde

Gripe Aviária deixa Brasil em emergência zoosanitária

O governo federal recomendou o alerta nesta sexta-feira (21), devido aos casos notificados da doença.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), orientou nesta sexta-feira (21) que todos os Estados declarem estado de emergência zoosanitária devido às seis notificações de gripe aviária em todo o Brasil. Até o momento, um caso foi confirmado em uma ave criada em granja na cidade de Maracajá, em Santa Catarina.

A Coordenação de Epidemologia, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), promoveu reunião para discutir estratégias de prevenção à gripe aviária no Piauí. O encontro aconteceu nessa quinta-feira (20) e contou com a participação de órgãos de vigilância, agropecuária e meio ambiente.

Foto: DivulgaçãoReunião promovida pela Sesapi discutiu o fluxograma de ações relacionados à gripe aviária no Estado
Reunião promovida pela Sesapi discutiu o fluxograma de ações relacionados à gripe aviária no Estado

Segundo a enfermeira da Coordenação Estadual de Epidemologia da Sesapi, Michelle Fianco, a proposta da reunião foi alinhar o processo da vigilância epidemiológica no Estado, responsável por trazer um trabalho mais resolutivo.

“O nosso objetivo principal foi de organizar o plano de contingência para o estado do Piauí, garantindo assim um fluxograma adequado para que todos tenham seu papel bem desenhado dentro desse processo, sabendo exatamente o que deve ser feito e quando deve ser feito, desde o momento da vigilância epidemiológica até o momento da condução adequada de casos da doença que possam vir a ser identificados”, disse Michelle Fianco.

Embora o Piauí ainda não registre nenhum caso da doença, são 67 focos de contaminação em todo o país, sendo 65 em aves silvestres. Não há registro de animais criados para comercialização infectados.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.