Fechar
GP1

Saúde

Paraná decreta emergência zoosanitária por conta da gripe aviária

Até o momento, foram detectados sete casos da gripe aviária em aves silvestres migratórias.

O Governo do Paraná decretou emergência zoosanitária pelo prazo de 180 dias. A medida foi anunciada nessa terça-feira (25), após a detecção de casos da gripe aviária em animais silvestres.

No entanto, de acordo com autoridades, a medida é apenas protetiva, para que se possa agir de maneira mais rápida. "É importante deixar claro que essa é uma medida protetiva. Com esse decreto podemos agir de maneira muito mais rápida, livrando-nos de algumas barreiras burocráticas caso se detecte a gripe aviária", disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, em nota.

Foto: Reprodução/TwitterGoverno declara emergência zoossanitária por causa de gripe aviária
Paraná declara emergência zoosanitária após detectar gripe aviária em aves silvestres

Até o momento, foram detectados sete casos da doença, apenas em aves silvestres migratórias e segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), todos os focos já foram declarados encerrados.

Gripe aviária no Brasil

O Brasil detectou a doença entre aves silvestres pela primeira vez em 15 de maio de 2023 e, desde então, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) registrou dezenas de surtos semelhantes.

Em junho, o governo federal anunciou um crédito extraordinário de R$ 200 milhões para o Mapa combater a doença.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.