Fechar
GP1

Saúde

Hemopi bate recorde de doações de sangue no mês de julho

Durante todo o mês, 4.819 pessoas compareceram a uma das quatro unidades de coleta.

Os meses de férias são historicamente períodos onde acontecem baixas - que podem chegar a até 30% - nos estoques de sangue de todo o país. No Piauí não é diferente. Mais esse ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – Hemopi teve um recorde de doações no mês de julho, fato que não acontecia há mais de 10 anos.

Durante todo o mês de julho, 4.819 pessoas compareceram a uma das quatro unidades de coleta do Hemopi – Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos – para doar sangue, sendo que 4.090 conseguiram efetivar a doação.

Foto: Divulgação/AscomDoação de sangue
Doação de sangue

“Tivemos mais de 4 mil doações efetivas, um recorde para o mês de julho, onde historicamente há uma queda no número de doações em decorrência do período de férias. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo realizado por nossos colaboradores, parceiros e doadores que priorizam salvar vidas”, afirma o diretor geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Para atender a demanda hospitalar, já que o Hemopi é o único hemocentro público do Piauí, responsável por abastecer com hemocomponentes todos os hospitais da rede pública e parte da rede privada, é preciso coletar, em média, quatro mil bolsas de sangue mensalmente.

“O número de quatro mil bolsas de sangue coletas por mês é o quantitativo médio necessário para manter os estoques em níveis seguros. Graças ao empenho de toda a população e de todos os colaboradores do HEMOPI esses números vem sendo atingidos mensalmente desde maio do corrente ano, o que nos enche de gratidão", afirma o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.