Fechar
GP1

Saúde

Conheça os cinco piores alimentos para o colesterol alto

Segundo o Ministério da Saúde, doenças causadas pelo colesterol alto matam 360 mil brasileiros por ano.

Em nome da manutenção da saúde cardiovascular e da saúde em geral, é importante ficar sempre de olho nas taxas do colesterol ruim. Nesse caso, uma dieta equilibrada é fundamental para manter os níveis equilibrados e assim, é necessário saber os piores alimentos que devemos evitar. Mas, primeiro, vamos entender um pouco melhor sobre os perigos do colesterol alto.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares que estão associadas ao colesterol alto estão entre as principais causas de morte no mundo. Em publicação do ano passado, a Pasta informou que, todos os anos, cerca de 360 mil brasileiros morrem por conta dessa doença.

Os altos níveis do “colesterol ruim” estão relacionados a doenças do coração, complicação na aorta (principal artéria do corpo), além de demência e acidente vascular encefálico – o derrame cerebral. Já níveis altos de colesterol HDL, o “colesterol bom”, podem ser atribuídos a algum grau de proteção para estas doenças.

Diferença entre “colesterol bom” e “colesterol ruim”

O colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”, é aquele combinado às lipoproteínas de baixa densidade. Em excesso, pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas que aumentam o risco de obstrução e, consequentemente, de infarto e acidente vascular cerebral. Por isso, o seu nível deve ser mantido baixo.

Já o colesterol HDL, conhecido como o “bom colesterol”, trata-se de lipoproteínas que tem como principal função a absorção dos cristais do colesterol ruim depositados nas artérias. Ao fazer isso, a lipoproteína leva a gordura de volta ao fígado, onde será eliminada.

Os 5 piores alimentos para o colesterol alto

1- Cortes gordurosos de carne

A gordura e a própria pele das carnes contém gorduras saturadas. Dessa forma, o melhor seria escolher cortes de carne mais magros.

2- Frituras

Frequentemente, os óleos usados para fritar alimentos contém gordura saturada e, no processo de hidrogenação é criado gorduras trans, que além de aumentar o colesterol ruim, diminui os níveis do bom colesterol em nosso sangue.

3- Fast food

Esse tipo de lanche é comumente preparado com óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados.

4- Carnes processadas

Carnes processadas, como salsichas, bacon e salame também são ricas em gordura saturada. Além disso, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), que é um braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), classificou esse tipo de alimento como cancerígeno para humanos, estando relacionadas ao desenvolvimento de câncer de intestino (cólon e reto).

5- Alimentos embalados

Os alimentos processados e congelados, como pizza e nuggets, e os embalados, a exemplo das pipocas de micro-ondas, podem conter gordura saturada, óleos hidrogenados e gorduras trans.

Por fim, o ideal recomendado por especialistas em nutrição é começar e manter uma alimentação mais equilibrada, buscando uma rotina alimentar rica em boas gorduras vindas, por exemplo, de azeite, peixes, oleaginosas, sementes, além de inserir cada vez mais frutas e verduras no dia a dia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.