Fechar
GP1

Saúde

Ministério da Saúde distribui novo medicamento para pacientes com HIV

Medicamento combina dolutegravir e lamivudina em um único comprimido e foi distribuído para os estados.

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou a conclusão da distribuição de 5,6 milhões de comprimidos de um novo medicamento para o tratamento de pacientes com HIV ou AIDS. Este medicamento, que combina dois antirretrovirais - dolutegravir e lamivudina - em um único comprimido, foi distribuído para todos os estados e o Distrito Federal.

Anteriormente, o tratamento do HIV envolvia a combinação de vários medicamentos de diferentes classes para suprimir efetivamente o vírus e retardar a progressão da doença. Com a introdução deste novo medicamento, os pacientes agora têm a opção de um tratamento com uma única dose diária, simplificando significativamente o regime de tratamento.

A nova terapia será implementada de forma gradual e contínua para pacientes com 50 anos ou mais, que tenham aderência regular ao tratamento, carga viral inferior a 50 cópias/ml no último exame e que tenham iniciado a terapia dupla até 30 de novembro de 2023.

O Ministério da Saúde informou que os critérios para a expansão do público-alvo do novo modelo de tratamento poderão ser revisados em seis meses, levando em consideração, por exemplo, a tendência de crescimento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque na rede.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.