Fechar
GP1

Saúde

Brasil registra aumento nos casos de dengue nas primeiras semanas de 2024

Em meio a esse pico da doença, o Governo Federal anunciou a chegada da vacina Qdenga.

O Ministério da Saúde registrou 55.859 casos de dengue no Brasil, durante as duas primeiras semanas de 2024, o que representa mais do que o dobro registrado no mesmo período em 2023. Do total registrado até aqui neste ano, seis casos terminaram em morte.

Em meio a esse pico da doença, o Governo Federal anunciou, na manhã deste domingo (21), que a primeira remessa com cerca de 750 mil doses da Qdenga, a primeira vacina contra a dengue, chegou ao Brasil e será oferecida através do Sistema Único de Saúde (SUS). O lote que desembarcou em solo brasileiro foi fornecido pela farmacêutica japonesa Takeda sem custos ao Ministério da Saúde e faz parte de um total de 1,32 milhão de doses da vacina. Há, ainda, a previsão de que mais 570 mil unidades sejam entregues em fevereiro.

Foto: Divulgação/TakedaQDenga, a vacina contra a dengue chega ao Brasil e será aplicada através do SUS
QDenga, a vacina contra a dengue chega ao Brasil e será aplicada através do SUS

As vacinas serão destinadas a municípios de grande porte com alta transmissão nos últimos dez anos e com população residente igual ou maior a 100 mil habitantes, levando também em conta os registros de dengue nos últimos meses. O público-alvo, em 2024, serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue. Cada paciente tomará duas doses com intervalo de três meses entre elas.

O Governo Federal divulgará a lista dos primeiros municípios que serão contemplados nos próximos dias e a previsão é de que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.