Fechar
GP1

Saúde

Número de casos de dengue no Brasil em 2024 deve ser o dobro de 2023

O país registrou 973 mil casos prováveis de dengue somente entre janeiro e fevereiro deste ano.

Em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, nesta terça-feira (27), a ministra Nísia Trindade divulgou que, neste ano, o Brasil deve registrar o dobro do número de casos de dengue em relação à 2023.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 973 mil casos prováveis de dengue somente entre janeiro e fevereiro deste ano. Em 2023, por outro lado, foram 1.658.816 casos somados os 12 meses.

De acordo com a ministra, a quantidade de casos do início de 2024 apresenta um padrão atípico quando comparado à série histórica da proliferação da doença. “A gente já tem uma avaliação de que é possível que nós venhamos a ter o dobro de casos do ano passado, por esse histórico de já haver um aumento em 2023 e também destes dois fatores: mudanças climáticas e a circulação de mais de um sorotipo de dengue”, explicou Nísia.

A mudança climática contribuiu para o avanço da dengue e para a proliferação do vetor, o mosquito Aedes aegypti. “Em 2024, nós continuamos com o clima muito quente e úmido, o que favorece a propagação do mosquito”, afirmou a ministra.

Até agora, o país contabiliza 195 mortes por dengue e outros 672 ainda em investigação, o coeficiente de incidência da doença no país é de 479,3 casos para cada 100 mil habitantes. A unidade da federação com maior taxa de incidência por número de habitantes segue sendo do Distrito Federal, que contabilizou mais de 100 mil casos somente este ano. Na sequência aparece Minas Gerais, com 332 mil casos prováveis.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.