Fechar
GP1

São Paulo - São Paulo

Ciclistas pedalam nus em protesto contra violência no trânsito em SP

A ação, denominada “Pedalada Pelada”, pede respeito aos espaços destinados aos ciclistas.

Na noite desse sábado (09), dezenas de ciclistas pedalaram nus por uma das vias mais emblemáticas do Brasil, a Avenida Paulista, em São Paulo, em protesto pela conscientização dos motoristas sobre os acidentes de trânsito e o respeito aos espaços destinados aos condutores de bicicletas.

A ação, denominada “Pedalada Pelada”, é uma iniciativa do movimento mundial “World Naked Bike Ride” (WNBR), organizado localmente pela Massa Crítica São Paulo. Há eventos do tipo na Austrália, Japão, Estados Unidos e em países da Europa.

A ideia em torno do nudismo sobre rodas é a percepção de que, sem roupas, os ciclistas se tornam mais visíveis para os motoristas, que então tomam distância mais segura e diminuem a velocidade.

O grupo, que reuniu dezenas de manifestantes, pedalava ao canto de “mais amor, menos motor”. De acordo com um dos participantes, a ideia do ato era chamar atenção para os riscos aos quais os ciclistas estão expostos no trânsito.

A cena certamente causou alvoroço entre os que passeavam ou transitavam pelas ruas centrais da cidade, em especial na região da Avenida Paulista e Rua Augusta. Enquanto uns estavam completamente nus, outros optaram por usar roupas de banho ou bermudas.

Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Prefeitura de São Paulo não se pronunciaram sobre ocorrências durante o protesto.

Edições anteriores da Pedalada Pelada

Esse tipo de protesto não é novidade na capital paulista. Em março de 2023, o mesmo ato foi realizado sob chuva e contou com a participação de diversos ciclistas, muitos deles sem nenhum tipo de roupa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.