Fechar
GP1

Os perigos de utilizar o celular com carregador na tomada; saiba como se proteger

É fundamental estar atento a alguns cuidados importantes ao usar dispositivos móveis.

Utilizar o celular enquanto ele está conectado à tomada pode parecer inofensivo, mas a recente tragédia envolvendo a morte de uma criança na zona rural de Colônia do Piauí traz à tona a necessidade de conscientização sobre os perigos dessa prática. É fundamental estar atento a alguns cuidados importantes ao usar dispositivos móveis.

Erenito Júnior, diretor técnico da JN Telecom, revelou que acidentes por choque elétrico, inclusive fatais, devido ao uso inadequado de celulares, são bastante comuns. "Quando os aparelhos estão conectados à tomada, a temperatura aumenta e isso pode levar a uma explosão. Além disso, é preciso atentar ao estado de conservação dos cabos de carregadores, que podem apresentar fiação exposta, aumentando o risco de choque elétrico", ressaltou Júnior.

A post shared by Erenito Junior (@jntelecom)

O especialista alerta também sobre a importância de utilizar acessórios originais e certificados, bem como verificar a qualidade das instalações elétricas internas das residências, a fim de evitar acidentes. Os cuidados devem ser redobrados ao manusear os acessórios quando a pessoa estiver molhada ou ao carregar o aparelho em ambientes úmidos.

Foto: DivulgaçãoCelular no carregador
Celular no carregador

"É comum ver pessoas usando aparelhos celulares no banheiro. No entanto, devido à umidade presente no ambiente, há um grande risco de choques elétricos ou até mesmo curtos-circuitos caso o fio ou o adaptador entre em contato com água. Embora muitos banheiros possuam tomadas próximas a pias ou chuveiros para uso de secadores de cabelo ou barbeadores, isso não significa que devem ser utilizadas para carregar o celular. Além disso, é importante não manusear o celular com as mãos molhadas quando estiver conectado a uma fonte de energia", esclarece o especialista.

Júnior também chama atenção para uma prática comum, especialmente entre os adolescentes: o uso de fones de ouvido enquanto o celular está conectado à tomada. Ele adverte que isso representa um grande risco de choque elétrico.

Para evitar acidentes, é importante seguir algumas orientações básicas de segurança:

- Evite abafar o celular, portanto, não o deixe carregando debaixo do travesseiro ou do corpo. O superaquecimento pode danificar a bateria, causando problemas como explosões ou incêndios.

- Evite carregar o celular durante chuvas, pois os raios podem atingir a rede elétrica da região. Se você estiver utilizando o aparelho na tomada durante uma descarga elétrica, há risco de choque.

-Opte sempre por cabos originais, pois o uso de acessórios adequados contribui para a preservação do aparelho e para a segurança do usuário.

- Se precisar substituir a bateria de um celular, opte por uma bateria original. O uso de peças falsas pode comprometer o funcionamento do aparelho, e as baterias falsificadas podem se expandir devido aos elementos químicos presentes, aumentando o risco de explosões.

- Evite utilizar fones de ouvido enquanto o celular estiver carregando, pois isso representa um grande perigo de choque elétrico.

- Não deixe o celular carregando em locais úmidos, como banheiros ou ambientes com alta umidade.

- Após concluir o carregamento do aparelho, não deixe o carregador conectado à tomada. Isso reduz o risco de superaquecimento e possíveis problemas elétricos.

Seguindo essas orientações, é possível reduzir significativamente os riscos de acidentes ao utilizar o celular durante o processo de carregamento. A segurança do usuário deve ser uma prioridade, e medidas simples podem fazer a diferença na prevenção de incidentes graves. Esteja atento aos cuidados necessários para garantir a sua segurança e a integridade do seu aparelho celular.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.