Fechar
Colunista Brunno Suênio
Jornalista do GP1
GP1

Justiça determina o afastamento do sobrinho do Dr. Pessoa da Strans

A decisão, assinada pelo juiz da Central de Inquéritos de Teresina, Valdemir Ferreira Santos.

A Justiça determinou o afastamento temporário dos servidores da Strans, Bruno Migliano Pessoa e Daniel Lima Araújo, alvos de mandados de busca e apreensão no bojo da Operação Reset, que investiga o esquema de cancelamento ilegal de 2.419 (duas mil quatrocentos e dezenove) multas no período entre fevereiro de 2024 a junho de 2024, durante a gestão do ex-prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

A decisão, assinada pelo juiz da Central de Inquéritos de Teresina, Valdemir Ferreira Santos. O magistrado determinou que os dois servidores devem ficar impedidos de acessar as dependências da Strans, como também estão proibidos de manter qualquer tipo de contato, seja por meio de comunicação pessoal, por interposta pessoa, por e-mail, celular, mensagens, WhatsApp, Telegram, aplicativos de celular, etc., sob pena de ser decretada a prisão preventiva dos dois investigados.

Foto: Lucas Dias/ GP1 e Reprodução/ TV SantosBruno Pessoa e Daniel Araújo
Bruno Pessoa e Daniel Araújo

Tornozeleira eletrônica

Além do afastamento temporário das funções, a Justiça determinou ainda que Bruno Pessoa e Daniel Araújo sejam monitorados, por meio do uso de tornozeleira eletrônica, até que seja concluída a investigação ou até outro momento definido pelo Poder Judiciário.

Operação Reset

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Combate a Corrupção (DECCOR), deflagrou a Operação Reset na manhã dessa quarta-feira (23) para dar cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, no bojo da investigação que apura o cancelamento ilegal de mais de 2 mil multas pela Strans, no município de Teresina após reportagem do portal GP1 publicada em maio deste ano.

As investigações da Polícia Civil foram iniciadas, após denúncia anônima no canal de denúncia da Polícia Civil, que apontando que um servidor comissionado e dois servidores terceirizados da Strans cancelaram, indiscriminadamente, multas de vários veículos armazenadas no sistema “RADAR”/SERPRO usado pelo referido órgão de trânsito da administração municipal.

Um relatório produzido pela própria instituição, a pedido último superintendente da gestão de Dr. Pessoa, coronel Edvaldo Marques, revelou um esquema de corrupção que provocou um prejuízo estimado em cerca de meio milhão de reais aos cofres públicos, com a exclusão de 2419 (duas mil quatrocentos e dezenove) multas no período entre fevereiro de 2024 a junho de 2024.

Atuação do ex-superintendente Bruno Pessoa

A investigação da Polícia Civil concluiu que todo processo regular deveria ter um trâmite, um fluxo com a decisão final do superintendente Bruno Pessoa, autorizando o cancelamento/baixa das multas do sistema, fato que não ocorreu nas multas canceladas.

Para a Polícia Civil, como superintendente do órgão até janeiro de 2024, ficou evidente que há indícios claros de que Bruno Pessoa participou das fraudes, sabia delas e foi, inclusive, beneficiário direto, bem como Daniel Lima de Araújo.

O relatório da comissão interna concluiu que as práticas beneficiaram figuras públicas, servidores efetivos, servidores comissionados da Prefeitura de Teresina, particulares em geral, empresas prestadoras de serviço, entre outros.

Rapidinhas

Ex-gerente de Gestão de Trânsito da Strans está foragido

O ex-gerente de Gestão de Trânsito da Strans, Lucas da Rocha Lima, alvo de mandado de busca e apreensão e de prisão temporária na Operação Reset, não foi localizado pelo Departamento de Combate à Corrupção (DECCOR) e passou a ser considerado foragido. Ele, segundo a investigação da Polícia Civil, atuou diretamente no cancelamento ilegal de 1.628 multas no período entre fevereiro e junho de 2024, durante a gestão do ex-superintendente do órgão, Bruno Pessoa, sobrinho do ex-prefeito da capital, Dr. Pessoa.

Foto: GP1Lucas da Rocha Lima
Lucas da Rocha Lima

Bruno Pessoa e Daniel Araújo serão ouvidos até o final da semana

Os servidores da Strans, Bruno Migliano Pessoa e Daniel Lima de Araújo, deverão ser ouvidos, formalmente, até o final desta semana. A Polícia Civil do Piauí espera contar com a colaboração dos dois alvos de mandados de busca e apreensão no bojo da Operação Reset, que investiga o esquema de cancelamento ilegal de 2.419 (duas mil quatrocentos e dezenove) multas no período entre fevereiro de 2024 a junho de 2024, durante a gestão do ex-prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.